Festa da Colheita: a valorização da cultura local trabalhada na Escola Dr. Fábio dos Santos Musa
Com bandeirinhas, barracas repletas de brincadeiras e muita música, os alunos da Escola Infantil Dr. Fábio dos Santos Musa comemoraram a Festa da Colheita. O projeto iniciado em fevereiro, propôs aos alunos conhecerem a agricultura local e a importância do alimento.
De forma lúdica, as crianças descobriram como funciona o cultivo dos grãos e, com auxílio da professora do meio ambiente, iniciaram o plantio dos alimentos mais cultivados pela agricultura familiar na região: mandioca, milho, soja, amendoim, gergelim, café e cana.
“Este trabalho envolveu várias disciplinas, como a professora do meio ambiente com a explicação e plantio dos alimentos. A nutricionista com a importância da alimentação, a professora de teatro com a dramatização sobre colheita. Houve todo um trabalho pedagógico multidisciplinar até culminar na apresentação final”, explicou a diretora Magna Cássia.
Ao longo destes meses, os alunos realizaram todos os cuidados da plantação. “Eles participaram de tudo, desde o plantio, a escolha da semente, a rega, até a montagem do espantalho. Teve toda uma explicação durante esses processos”, diz a diretora.
Festa da Colheita
Para comemorar o resultado do trabalho, a Escola realizou a “Festa da Colheita”. Decorada com auxílio dos funcionários, famílias e estudantes, o ambiente escolar ficou ainda mais colorido, animado e encantador.
As turmas foram divididas em três sábados em horários distintos com a intenção de proporcionar um espaço acolhedor e estruturado para familiares e alunos durante a festividade.
De trajes típicos caipira, as crianças tiraram o sorriso de toda a família. “Achei muito lindo”, afirmou a mãe da Mayla de 1 ano, Bruna Barbosa. Para ela, as brincadeiras foram o ponto alto da festa. “As crianças puderam aproveitar bastante”.
Neste sábado, 29, as turmas da Etapa I e Etapa II finalizam a “Festa da Colheita” e poderão aproveitar as barracas de “Pescaria”, “Galinha na Panela” e “Tomba Lata”. Os alunos que conseguirem vencer os três desafios, receberão uma medalha como recordação.