Biblioteca Sinhá Junqueira

Concebida com o conceito de “Biblioteca Viva”, a BSJ é um dos principais pontos culturais da cidade de Ribeirão Preto.

Sobre a BSJ

Na Biblioteca Sinhá Junqueira, carinhosamente conhecida como BSJ, promovemos uma experiência cultural única no coração de Ribeirão Preto. Concebida como uma ‘biblioteca viva’, oferecemos uma agenda cultural diversificada, incluindo palestras com escritores renomados, conversas com ícones culturais, shows ao vivo, oficinas e workshops. Em 2022, recebemos um impressionante número de 159 mil visitas, o que nos torna a terceira biblioteca mais visitada do país. Somos um espaço vibrante, conectando a comunidade à riqueza cultural e ao conhecimento.

A Biblioteca Sinhá Junqueira é muito mais do que um local de armazenamento de livros; é um espaço dinâmico e acolhedor dedicado à cultura, educação e convívio comunitário. Com seus impressionantes 1500 m² de área construída, a biblioteca oferece um ambiente moderno e versátil que abraça a diversidade de interesses e necessidades dos visitantes.

Dotada de uma coleção abrangente de 14 mil livros, a BSJ não apenas proporciona o acesso à sabedoria impressa, mas também abriga uma Sala de Obras Raras, oferecendo um mergulho nas preciosidades literárias e culturais. Para os amantes da tecnologia, a biblioteca disponibiliza 30 computadores e uma sala equipada com tecnologias de acessibilidade, promovendo a inclusão digital.

Com 15 salas de leitura e estudo, a BSJ se torna um refúgio para aqueles que buscam um ambiente tranquilo para absorver conhecimento ou mergulhar nas páginas de um bom livro. O auditório com 60 lugares é palco para eventos culturais, palestras e apresentações, enquanto elevadores garantem o acesso facilitado a todas as áreas do edifício, promovendo a acessibilidade a todos os públicos.

A biblioteca não esquece dos pequenos leitores, oferecendo um espaço dedicado a brinquedos e jogos, incentivando desde cedo o amor pela leitura. Além disso, a BSJ mantém uma agenda cultural mensal, proporcionando uma programação diversificada que vai além dos livros, incluindo atividades como exposições, workshops e eventos temáticos.

E para completar a experiência, a biblioteca conta com uma cafeteria, um local aconchegante onde os visitantes podem relaxar, socializar e compartilhar suas experiências literárias. A Biblioteca Sinhá Junqueira, atua não apenas como um depósito de conhecimento, mas um vibrante centro cultural que se integra à comunidade, promovendo o aprendizado, a diversão e o enriquecimento intelectual.

A realização de um sonho

Culturalmente à frente de seu tempo Theolina Junqueira transforma sua residência em uma Biblioteca Cultural, na época em testamento, exigia que o espaço abrigasse um grande acervo literário, um espaço infanto-juvenil e que a biblioteca como um todo recebesse frequentemente atrações musicais, cursos e exposições de arte.Atualmente, a Biblioteca Sinhá Junqueira é um sonho realizado sendo um verdadeiro lar cultural para toda a população, oferecendo todos os serviços de forma totalmente gratuita.A Biblioteca Sinhá Junqueira, localizada em Ribeirão Preto, tem uma história rica e significativa que remonta a sua fundação em 1960. Inicialmente, operando em um espaço temporário na Rua São Sebastião, a biblioteca encontrou seu lar permanente na Rua Duque de Caxias em agosto de 1961. Neste período, sob a presidência do Dr. Altino Arantes, parente próximo e principal testamenteiro de Dona Sinhá Junqueira, a instituição passou a ser chamada de "Biblioteca Cultural Altino Arantes".Em 2014, inicia um importante capítulo na trajetória da biblioteca, com discussões sobre sua revitalização. O renomado arquiteto Dante Della Manna liderou o projeto, enquanto a arquiteta Maria Luiza Dutra foi encarregada da restauração. Autorizado pelos órgãos de proteção do patrimônio cultural municipal e estadual, o processo de revitalização envolveu a interdição do edifício por um ano.Além da restauração do casarão datado de 1932, mais de 900 m² de uma área moderna foram adicionados ao redor da estrutura original. Com um investimento total de R$ 11 milhões, financiado pela Fundação Educandário “Coronel Quito Junqueira”, a Biblioteca Sinhá Junqueira foi reinaugurada em 6 de fevereiro de 2020, honrando a memória de sua visionária idealizadora com uma nova denominação que reflete seu legado duradouro.

+200 mil vidas impactadas culturalmente

Somente no ano de 2022 a BSJ recebeu 159 mil visitantes, nas redes sociais são mais de 55 mil pessoas alcançadas. Isso torna a Biblioteca Sinhá Junqueira a terceira maior biblioteca do país em público.

Biblioteca Sinhá Junqueira

A Biblioteca Sinhá Junqueira (BSJ) foi concebida com o conceito de “Biblioteca Viva”, inspirada nas Bibliotecas de São Paulo e Parque Villa Lobos.
A BSJ tem como objetivo ser um espaço dinâmico, vivo e integrado com a comunidade de Ribeirão Preto e região.

Localização

Rua Duque de Caxias, 547 - Centro - Ribeirão Preto - SP
(16) 3323-7171
contato@bsj.org.br
Feito com por MO4 web