Blog

“Tudo que fazemos com amor, eles gostam e aprendem”, diz professora que está há 25 anos na Fundação Educandário

15/10/2024

Atenção, cuidado e muito amor por ensinar. Ser professor demanda todas essas qualidades, principalmente na Educação Básica. Nessa fase da vida, os gestos mais simples são capazes de transformar a vida de crianças e adolescentes, seja por meio de um olhar gentil, palavras motivadoras ou atenção aos detalhes singelos, mas significativos. O professor tem um papel fundamental que vai além do conhecimento: ele participa da construção do indivíduo. Não à toa, muitos se mantêm vivos na memória do aluno, mesmo após anos.

No caso de Rosilaine de Sales ou a tia Rose, a relação com os professores ultrapassou a sala de aula. Ao morar no fundo da escola onde a mãe trabalhava, ela estreitou os laços com os educadores e, sem perceber, com a profissão. Na adolescência, o passatempo preferido dela era brincar de ensinar. Assim, o amor pela educação floresceu a ponto de ser convidada a cursar o Magistério. “Eu ficava ajudando a professora e fui gostando cada vez mais. Quando eu terminei o 8º ano, eles perguntaram o que eu achava de fazer o magistério e eu comecei”.

Foi nesse caminho que a história de Rose e da Fundação Educandário se entrelaçaram. A instituição foi a primeira experiência após se formar no magistério. Os primeiros passos na carreira começaram na Educação Infantil. “Abriu uma turma de Pré III, que eram crianças de 5 anos, e eu aceitei. Lembro que, em 99, a primeira menina entrou na sala”. Porém, foi na alfabetização que encontrou sua paixão. “Eu fiquei no Pré III por uns três anos e depois mudei para o 2º ano. Na alfabetização, que estou até hoje, eu me encontrei. Eu adoro a alfabetização”. 

Ao longo desses 25 anos de jornada na Fundação Educandário, Rose jamais se esqueceu do motivo de ter escolhido a profissão. “Todos os dias eu acordo pensando no que eu vou trazer e vou fazer. Gosto muito de estar com os alunos”, disse. Ela também reforça a satisfação de acompanhar a evolução de cada aluno. “Tudo que fazemos com amor e dedicação, eles gostam e aprendem. Acho gratificante, no final do ano, ver que a criança não sabia, aprendeu. Ver a evolução deles é muito prazeroso”. 

Agora o desejo dela para os próximos Dia dos Professores é que a profissão seja mais valorizada. “A cada dia que passa, o professor anda menos valorizado no mundo todo. Muitas pessoas falam sobre o professor, mas o professor é a base de tudo”, enfatizou. 

Fundação Educandário "Cel. Quito Junqueira"

A Fundação Educandário "Cel. Quito Junqueira" foi criada em 13 de maio de 1938 com o intuito de oferecer uma estrutura de apoio a crianças e adolescentes.

Localização

Avenida Cavalheiro Paschoal Innecchi, 500
Ribeirão Preto - SP
(16) 3627-1800
educandario@educandariorp.com.br
Feito com por MO4 web