HackaTec desafia alunos a criarem soluções tecnológicas para a sociedade
![](https://educandariorp.com.br/wp-content/uploads/2024/07/HackathonTecJovem-2024-Educandario-Ribeirao-Preto.png)
Na sexta-feira, 19, os alunos do programa TecJovem apresentaram os projetos do HackaTec, que visa criar soluções criativas para desafios nas áreas de saúde, educação, economia e gestão por meio da tecnologia.
Com o suporte do instrutor técnico do TecJovem, Pedro Lucas, e da professora de comunicação, Bianca Macedo, quatro equipes construíram plataformas com recortes de problemas enfrentados em cada categoria durante quatro dias.
A apresentação contou com a participação de especialistas de empresas renomadas de Ribeirão Preto. Cada projeto foi avaliado com base nos seguintes critérios: impacto social, originalidade, qualidade de solução e viabilidade.
A equipe vencedora – Sara dos Anjos, Julyara Brandão, Gabriel Ferreira e Bruno Messias –, criadora da “+PSIRP”, propôs diminuir a fila de espera dos atendimentos psicológicos e psiquiátricos por meio de um aplicativo que conecta recém formados aos pacientes.
O sistema também oferece conexão entre pesquisadores e usuários.“Por exemplo, encontrar pessoas para o mestrado ‘Traumas de perdas de mães’ é difícil e a plataforma facilitaria este contato com o paciente e o profissional”, explicou Gabriel Ferreira.
Plataformas Hackathon TecJovem 2024
Além do “+PSIRP”, os alunos do TecJovem pensaram em um App de gestão financeira repleto de conceitos de gestão e auxílio para definir metas e objetivos financeiros: o “Money Master”.
Para os empreendedores, a plataforma “Mais Gestão” trouxe ferramentas para ajudar na análise do mercado, planejamento estratégico e gestão, como controle de contas, estoque e balanço mensal.
Enquanto o app “EducaPlus” oferece conteúdos acadêmicos de qualidade e gratuito a pessoas de baixa renda. Este projeto também pensou na opção mobile para atender o público-alvo que, em grande parcela, não tem computador em casa.
O Hackathon TecJovem 2024 ampliou o campo de aprendizado e colaboração dos estudantes, além dar a oportunidade deles aplicarem a criatividade e conhecimentos adquiridos ao longo do curso para resolver problemas reais da comunidade.