Curso TecJovem realiza formatura de segunda turma na última sexta, 23
A segunda turma do programa TecJovem celebrou a formatura na última sexta-feira, 23, com uma cerimônia realizada no auditório do Camillo de Mattos. O evento marca o fim do ciclo de seis meses de formação em programação, oferecida gratuitamente a jovens de baixa renda.
14 jovens receberam os certificados de conclusão do curso de programação, que abrange tecnologias como HTML, CSS, JavaScript, React.js, APIs, Node.js e Python. Além de desenvolverem habilidades nas aulas de comunicação e inglês, presentes na grade curricular.
A cerimônia contou com a presença do idealizador e mantenedor do projeto, Gerson Wey, do Diretor Administrativo da Fundação Educandário, Wagner Chiodi, do Diretor e Vice-presidente da Fundação Educandário, além de representantes dos patrocinadores, os professores Pedro Lucas, Bianca Macedo, Carlos Júnior, familiares e convidados.
O instrutor de programação e ex-aluno do TecJovem, Pedro Lucas, explicou que o principal objetivo do programa foi atingido. “O objetivo é capacitar jovens e apoiá-los na empregabilidade na área de tecnologia. Esse objetivo foi alcançado pela inserção de quatro alunos no mercado de trabalho”, explicou Pedro.
De acordo com a Diretora de Projetos do Instituto Ribeirão 2030 – principal parceiro na concepção e realização do Tecjovem –, Gabriela Rosa, a inserção dos jovens no mercado de trabalho motiva ainda mais a organização a fomentar o projeto:
“Buscamos contribuir ativamente para a transformação da nossa cidade, e uma das formas é capacitando jovens de baixa renda com as habilidades e o conhecimento […]. O sucesso desses alunos é a prova de que o Instituto está no caminho certo, e nos motiva a continuar investindo e trabalhando para expandir o programa e impactar ainda mais vidas”.
Durante a cerimônia, o orador da turma, Otávio Henrique César da Silva, disse que, apesar dos desafios pessoais de cada aluno, eles conseguiram concluir o curso. Além disso, relembrou que o Tecjovem proporcionou a volta aos estudos após ele trancar o curso superior devido à questões financeiras.
Para o instrutor de programação, apesar dos desafios ao inverter os papéis de aluno para professor, “é extremamente gratificante ver os alunos se desenvolverem e conquistarem seus objetivos durante e após o curso”, concluiu.