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Como estimular a oralidade dos bebês e das crianças?

11/12/2024

A comunicação é um aspecto importante para o desenvolvimento saudável dos bebês e das crianças. Para isso, é preciso haver estímulos cotidianos para elas atingirem as capacidades esperadas dentro de cada faixa etária. A Escola de Educação Infantil Dr. Fábio dos Santos Musa tem essa preocupação presente desde o planejamento das atividades pedagógicas até as práticas cotidianas.

 

Como este trabalho é feito?

As professoras desenvolvem atividades lúdicas utilizando diferentes recursos: músicas; sons variados; contação de histórias; associação de sons a objetos; nomeação de itens que a criança pede ou aponta ou mesmo narração de ações durante as brincadeiras. Além disso, a Escola promove estímulos também na rotina escolar: 

“Momentos como banho, alimentação, troca de roupa, também são grandes oportunidades para estimulação através de brincadeiras, músicas, nomeação dos itens e de parte do corpo, narração das ações”, explicou a terapeuta ocupacional, Beatriz Silva Santoro.

As educadoras também acompanham a evolução da fala por meio de avaliações dos marcos de desenvolvimento infantil e avaliações observacionais, desenvolvidas pelas terapeutas ocupacionais da Escola a partir da Caderneta da Criança do Ministério da Saúde. Sendo possível identificar atrasos e montar novas estratégias de estimulação no contexto escolar.

“Ao longo do ano, são realizadas reavaliações para acompanhamento do desenvolvimento e, quando necessário, intervenções individuais e em pequenos grupos com objetivo de favorecer o desenvolvimento de habilidades de comunicação e de interação social”, afirma Beatriz. 

 

Qual o desenvolvimento da fala de acordo com a idade?

Segundo o marcos do desenvolvimento, aos 6 meses o bebê começa a duplicar sílabas, por exemplo: “papá”, “dadá”, “mamã”. Entre 9 e 12 meses produz jargão, que são conversas incompreensíveis. Com 1 ano começa a falar a primeira palavra. Até 1 ano e meio fala ao menos 3 palavras. Aos 2 anos o repertório de palavras é maior e a criança fala frases com duas palavras, como “quer água”. Até os 4 anos ela apresenta uma fala clara e compreensível. 

De acordo com Beatriz, além da expressão de palavras, é possível observar outras habilidades antes dos 6 meses de idade como, por exemplo, o contato visual, a atenção às ações do adulto, atenção ao som, produção de sons, gargalhadas e imitações. “É importante estimular e estar atento. Se a criança tem 1 ano e meio e ainda não fala ou se já passou dos 2 anos e fala poucas palavras, deve-se buscar avaliação de profissional especializado”. 

 

Para garantir esses estímulos, você pode reproduzir os métodos aplicado na Escola

Converse com o bebê

Converse sempre com o bebê. Faça sons e fale palavras simples de forma pausada. Outra dica é ouvir e reproduzir os sons que ele faz. Tenha momentos divertidos com brincadeiras sociais como “escondeu/achou”, estimulando o interesse do bebê pelo adulto. 

Brincadeiras

Durante as brincadeiras, associei as palavras. Por exemplo, ao pegar um livro diga “vou pegar um livro”. Isso facilita a memorização dessa palavra, segundo estudo da Universidade de Chicago. Músicas e danças também despertam o interesse e ajudam na fala. 

Use a rotina ao seu favor

Atividades da rotina também são ótimos momentos para estimulação de habilidades e deixar tudo mais divertido para os pequenos. No banho, você pode cantar músicas nomeando as partes do corpo ou solicitar ações como “levanta o pé” ou “molhe a cabeça”, facilitando a memorização das palavras. 

Fundação Educandário "Cel. Quito Junqueira"

A Fundação Educandário "Cel. Quito Junqueira" foi criada em 13 de maio de 1938 com o intuito de oferecer uma estrutura de apoio a crianças e adolescentes.

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