Blog

Colégio Camillo de Mattos presta homenagem ao escritor Júlio Braz na Feira Internacional do Livro – FIL

15/08/2024

Os alunos do Colégio Camillo de Mattos prestaram uma homenagem ao escritor Júlio Emílio Braz no Teatro Municipal de Ribeirão Preto na 23ª edição da Feira Internacional do Livro – FIL. Os alunos do 6º ao 9º ano apresentaram peças teatrais, poemas e performances musicais inspiradas nas obras do autor, como “Na cor da pele”, “Infância roubada” e “Um encontro com a liberdade”, que retratam o racismo, o trabalho infantil e a escravidão no Brasil.

“As obras do Júlio retratam temas importantes para a atualidade. Para o 9º ano, foi uma grande honra participar dessa homenagem”, afirmou a aluna Ana Júlia de Araújo. O projeto começou a partir da leitura dos livros e, posteriormente, com o desenvolvimento do script com a diretora de teatro Madelaine Pires. “É um orgulho muito grande estar aqui e representar a nossa escola”, explicou Ana.

Os estudantes se envolveram de forma intensa para entregarem um resultado satisfatório durante a homenagem, que contou com a presença do escritor. “Passamos muito tempo trabalhando nessa peça, tivemos que ler e interpretar para criar o roteiro, os cenários e os figurinos. Foi muito gratificante homenagear alguém que inspira muitas pessoas e que aborda assuntos relevantes na sociedade”, disse a aluna Melissa Lanay.

Weslley Gabriel informou ser uma honra homenagear um escritor vivo. “Homenageamos um grande escritor que ganhou vários prêmios com os seus livros e, eu como ator, digo que é muito satisfatório ver o público gostando porque foi um trabalho que nos dedicamos muito”, informou o estudante. Já Ana Júlia Tomé apresentou um poema autoral inspirado na obra de Júlio. “Eu gosto muito de poetar, ainda mais escrever sobre representação”, relatou a aluna.

O escritor Júlio Braz se emocionou ao ver como os livros dele tocaram os estudantes. “Começa a cair a ficha: estão interagindo com o que estou fazendo, os meus textos estão tocando essas pessoas e transformando elas”. O autor também relata a importância da reação das crianças. “Os pequenos não tem filtro. Se não gostarem, falam na lata. Eles interagiram muito comigo. Isso é muito legal. Eu posso transformá-los porque são matérias brutas”.

Fundação Educandário "Cel. Quito Junqueira"

A Fundação Educandário "Cel. Quito Junqueira" foi criada em 13 de maio de 1938 com o intuito de oferecer uma estrutura de apoio a crianças e adolescentes.

Localização

Avenida Cavalheiro Paschoal Innecchi, 500
Ribeirão Preto - SP
(16) 3627-1800
educandario@educandariorp.com.br
Feito com por MO4 web