Biblioteca Sinhá Junqueira recebe Prêmio Governador do Estado de São Paulo por programação voltada à cultura e diversidade

A Biblioteca Sinhá Junqueira (BSJ), unidade da Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira, foi reconhecida com o Prêmio Governador do Estado de São Paulo, na categoria Museus e Centros Culturais, pela realização da programação Vozes Femininas. O prêmio é concedido pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e tem como objetivo valorizar ações culturais que impactam socialmente o território paulista.
A programação Vozes Femininas foi realizada ao longo de março de 2024, com atividades voltadas para a promoção da equidade de gênero e o fortalecimento da presença de mulheres nas artes, na literatura e nos espaços de debate público. A agenda contou com 40 atividades, entre elas rodas de conversa, oficinas, shows, com um público aproximado de 1.200 pessoas.
“É uma honra a BSJ ser reconhecida como um dos principais espaços que promovem arte, cultura e literatura no Estado de São Paulo”, afirma o coordenador geral da BSJ, Ciro Monteiro. Para ele, o Vozes Femininas revela a força da arte em transformar questões sociais em expressões subjetivas. “Em um país que comete violência contra a mulher a cada minuto, é importante o dispositivo falar: ‘há outras formas de existir’”.
A cerimônia de premiação foi realizada nesta terça-feira, 24, em São Paulo, com a presença de representantes da Secretaria da Cultura e de instituições culturais de todo o estado. Além da entrega dos troféus em 13 categorias, o encontro celebrou os 60 anos da Jovem Guarda, com homenagens a grandes artistas brasileiros, como Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Wanderléa e Ronnie Von.
O reconhecimento reforça o compromisso da Fundação Educandário com a valorização da cultura como ferramenta de fortalecimento de vínculos e transformação social, reafirmando o papel da BSJ como espaço de acesso gratuito à arte, ao conhecimento e à diversidade.