Blog

As pessoas estão lendo menos?

10/09/2025

A pesquisa Retratos da leitura no Brasil mostra que sim: em cinco anos, o país perdeu 7 milhões de leitores. Porém, a Biblioteca Sinhá Junqueira (BSJ), em Ribeirão Preto, desafia essa tendência: o número de empréstimos de livros aumenta a cada ano. 

Ao comparar janeiro a agosto de 2025 com o mesmo período do ano anterior, houve um aumento de 34,94% na retirada de exemplares. Os livros saíram das prateleiras 17.309 vezes, sendo 12.201 empréstimos únicos, ou seja, quando o leitor retira apenas um título por vez. 

Esses números ganham vida quando lembramos que, por trás de cada empréstimo, existe uma história. Como a de Isaac Guimarães Lima, 13 anos, apaixonado por Histórias em Quadrinhos. Só neste ano, ele já levou 49 exemplares para casa. 

O pai do adolescente, Israel Lima de Oliveira, afirma que “a leitura fez toda a diferença”  para a construção da autonomia do filho diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Fico feliz com o desenvolvimento dele”. 

Isaac passou a frequentar a BSJ para jogar vídeogame com o irmão, mas logo passou a se interessar pelos HQ’s. Para o coordenador geral da BSJ, Ciro Monteiro, oferecer diferentes formas de ocupar a Biblioteca, “aumenta o contato do público com o universo literário”. 

Além disso, Ciro reforça a importância de escutar os frequentadores para identificar o interesse de quem visita o espaço. “Quem monta o nosso acervo é o próprio leitor por meio de sugestões. Compramos o que eles querem ler”, diz.  

Entre os títulos mais procurados pelos leitores da BSJ em 2025 estão clássicos e novidades da literatura contemporânea. Confira alguns deles:

  • Tudo é Rio – Carla Madeira
  • A gente mira no amor e acerta na solidão –  Ana Suy   
  • Canção para ninar menino grande – Mia Couto  
  • A biblioteca da meia-noite – Matt Haig            
  • A visão das plantas – Djaimilia Pereira de Almeida
  • Balada de amor ao vento – Paulina Chiziane     
  • As meninas – Lygia Fagundes Telles 
  • A paciente silenciosa – Alex Michaelides 
  • O peso do pássaro morto – Aline Bei    
  • Verity – Colleen Hoover 

E você? Também gosta de estar próximo do universo literário? Faça seu empréstimo gratuito na BSJ pelo site: https://bsj.org.br/ ou presencialmente na Rua Duque de Caxias, 547, Centro.

Fundação Educandário "Cel. Quito Junqueira"

A Fundação Educandário "Cel. Quito Junqueira" foi criada em 13 de maio de 1938 com o intuito de oferecer uma estrutura de apoio a crianças e adolescentes.

Localização

Avenida Cavalheiro Paschoal Innecchi, 500
Ribeirão Preto - SP
(16) 3627-1800
educandario@educandariorp.com.br
Feito com por MO4 web