A magia das fábulas na infância

Por Lucila Miquelin, diretora da EEI Geny Biagioni Veiga
Contar histórias faz parte da rotina na Educação Infantil. A prática estimula a criatividade, o pensamento crítico e, principalmente, contribui para o desenvolvimento da oralidade da criança. Por isso, os estímulos a leitura devem iniciar desde a primeira infância. Na EEI Geny Biagioni Veiga, por exemplo, os alunos da Etapa I trabalham a leitura diariamente.
Durante o mês de março, eles conheceram o escritor da Grécia Antiga Esopo, a quem são atribuídas várias fábulas populares. A leitura das histórias funcionou como um veículo para promover reflexões socioemocionais, ligando a moral das fábulas às experiências de vida dos estudantes de forma simples, clara e cativante.
Na leitura do “O Parto da Montanha”, eles conheceram uma grande montanha que, após muito sofrer e chorar, dá à luz a um pequeno ratinho. Com a contação, os alunos puderam compreender que, muitas vezes, as dificuldades podem ser menores do que imaginamos, e que a maneira como lidamos com elas pode ser o diferencial para superá-las de maneira mais tranquila e racional.
Além disso, as crianças tiveram uma experiência mais imersiva ao conhecer alguns animais que representam personagens das fábulas. Esses momentos permitiram que os alunos se conectassem ainda mais com as histórias, vivenciando a interação direta com os animais que aparecem nas narrativas, o que gerou grande entusiasmo e aprendizado prático.
Ao longo das atividades, as crianças se divertiram com as histórias e refletiram sobre os ensinamentos de caráter moral e social que cada fábula traz. As fábulas de Esopo proporcionaram um ambiente de aprendizado rico, onde os pequenos puderam desenvolver a inteligência emocional e aprender sobre valores como humildade, coragem, paciência e sabedoria.