Blog

A importância do Grêmio Estudantil na escola – Camillo de Mattos

05/03/2024

Na última semana, no Colégio Camillo de Mattos os alunos iniciaram o processo de organização e votação do Grêmio Estudantil. Neste processo, os alunos se agrupam, desenvolvem propostas de ações e as apresentam aos diretores e coordenadores da escola para avaliação da viabilidade das propostas. Posteriormente, por meio de um processo democrático de votação, os alunos escolhem a chapa vencedora que atuará em defesa dos direitos e deveres dos estudantes.

O que é um Grêmio Estudantil?

O Grêmio Estudantil é uma organização formada por alunos de uma escola para representar seus interesses perante a diretoria, a sociedade e outras instâncias escolares. A organização é uma maneira dos jovens expressarem suas opiniões e defenderem seus direitos dentro do ambiente escolar, sendo assim, a formação desse grêmio acontece por meio da eleição de uma equipe composta por diferentes cargos, como Presidente, Vice-Presidente, Secretário-Geral, Tesoureiro-Geral e Diretores, os quais têm funções específicas para garantir a participação democrática dos estudantes na gestão da escola.

A importância de um Grêmio Estudantil é demonstrada pela capacidade de envolver ativamente os alunos nas discussões do ambiente escolar e na sociedade como um todo, proporcionando um canal para que os estudantes expressem suas preocupações e sugestões, muitas vezes não percebidas pela diretoria ou pelos professores, que podem não estar totalmente familiarizados com a realidade dos alunos. Além disso, o Grêmio Estudantil pode trabalhar para promover atividades de lazer e entretenimento, contribuindo para um ambiente escolar mais agradável. Participar de um Grêmio proporciona aos estudantes experiências de cidadania, conceitos de um sistema democrático, responsabilidade política, e ainda desenvolver habilidades como: tomada de decisões, comunicação e gestão financeira.

Weslley Gabriel Reis, aluno do 9º Ano e membro da Chapa “Cósmica”, acredita que a atividade do Grêmio tem um papel importante visando a melhoria do ambiente escolar como um todo, além de “Dar voz aos alunos, porque o ensino é isso, é uma via de mão dupla. Eu acredito que o ensino deve ser prazeroso tanto para aluno, quanto para o professor”

Democracia e cidadania

Os Grêmios Estudantis têm uma longa história no Brasil, surgindo juntamente nos maiores colégios do país, essas organizações desempenham um papel vital na formação e no desenvolvimento educacional, cultural e esportivo da juventude, organizando uma variedade de atividades como debates, apresentações teatrais, festivais de música e torneios esportivos. Dessa forma, estas atividades enriquecem a experiência educacional dos jovens, representando seus primeiros passos na vida social, cultural e política. Durante períodos de regime autoritário, muitos Grêmios Estudantis enfrentaram desafios e riscos para manter suas atividades, tornando-se importantes núcleos democráticos de resistência. Com o processo de redemocratização do Brasil, essas entidades recuperaram sua liberdade e legalidade, recebendo reconhecimento pelo papel crucial que desempenham na formação da juventude. A Lei nº 7.398, de 1985, garantiu o funcionamento dos Grêmios Estudantis como entidades autônomas de representação dos estudantes, consolidando seu papel na vida escolar e na sociedade em geral.

Fundação Educandário "Cel. Quito Junqueira"

A Fundação Educandário "Cel. Quito Junqueira" foi criada em 13 de maio de 1938 com o intuito de oferecer uma estrutura de apoio a crianças e adolescentes.

Localização

Avenida Cavalheiro Paschoal Innecchi, 500
Ribeirão Preto - SP
(16) 3627-1800
educandario@educandariorp.com.br
Feito com por MO4 web