Blog

English is fun: o inglês desde os primeiros anos da Educação Infantil

15/04/2025

“Mr. sun, sun, Mr. golden sun…” cantam e dançam os alunos durante a aula ‘English is Fun’ para celebrar a manhã ensolarada. Ao menos uma vez por semana, as crianças da Escola de Educação Infantil Geny Biagioni Veiga cantam e praticam atividades lúdicas para aprenderem inglês de forma divertida. 

Os olhares atentos à professora de inglês, Elisa Colombari Adorni, demonstram o interesse pela metodologia aplicada dentro de sala de aula aos estudantes de 2 anos até 5 anos – na Etapa 2. O aprendizado da nova língua é associado ao cotidiano dos alunos, seja por meio de canções sobre o clima: sol ou chuva, da contagem numérica do dia ou mesmo das cores das vestimentas. 

Assim, as crianças assemelham palavras e o contextos em que cada uma deve ser aplicada de maneira gradativa e prazerosa. Para garantir um conhecimento aprofundado, respeitando a faixa etária, são desenvolvidas práticas ligadas à musicalidade, brincadeiras e contações de histórias, como a do livro “O monstro das cores” de Anna Llenas – disponível na BSJ.

“Esse é ‘back’”, afirma o aluno do ciclo 3 se referindo à cor preta – black em inglês – ao ver as ilustrações do personagem principal do livro com medo. Além das cores, os estudantes também nomearam as emoções retratadas na obra com a ajuda da professora, que exemplificou cada uma delas com situações do dia a dia dos pequenos. 

Já nas etapas, o conteúdo abordou as cores primárias e secundárias, as formas geométricas e as emoções, envolvendo todos os assuntos entre si para reforçar o aprendizado. Para isso, as crianças pintaram e misturaram tintas, recortaram as formas e brincaram de faz de conta com os sentimentos.  

Com essas práticas, todas as turmas já conseguem compreender e/ou falar algumas palavras em inglês ainda no primeiro trimestre do ano. “Hoje, por exemplo, o Joaquim da etapa 1 disse ‘está sunny’, vamos cantar ‘Mr. Sun’. Eles já assimilaram o inglês na rotina deles”, contou a professora Elisa.

Oferecer o aprendizado de uma nova língua antes dos 7 anos de idade garante maior capacidade dos alunos absorverem informações. Isso porque durante a primeira infância o cérebro infantil está em plena formação, com alta plasticidade e capacidade de estabelecer novas conexões neurais, o que torna a aquisição de uma segunda língua mais natural. 

Fundação Educandário "Cel. Quito Junqueira"

A Fundação Educandário "Cel. Quito Junqueira" foi criada em 13 de maio de 1938 com o intuito de oferecer uma estrutura de apoio a crianças e adolescentes.

Localização

Avenida Cavalheiro Paschoal Innecchi, 500
Ribeirão Preto - SP
(16) 3627-1800
educandario@educandariorp.com.br
Feito com por MO4 web