Visita à exposição “Sonhos Yanomami”: a importância de atividades fora do ambiente escolar
Os alunos do 2º ao 5º ano do Colégio Camillo de Mattos visitaram a exposição “Sonhos Yanomami” da fotógrafa Claudia Andujar no Sesc de Ribeirão Preto. Essa visita ilustra a importância das atividades fora do ambiente escolar e como elas complementam e ampliam a educação dos estudantes.
A exposição “Sonhos Yanomami” proporcionou aos alunos uma imersão na cultura do povo Yanomami, que habitam na região amazônica invadida pelo garimpo ilegal. A visita proporcionou aos estudantes uma vivência para eles compreenderem os contextos estudados em sala, como a importância da natureza e dos povos originários, além de questões artísticas.
Durante a visita, as crianças foram incentivadas a refletir sobre os próprios sonhos, interpretar as imagens da exposição, além de participarem de uma atividade para ilustrar as perspectivas deles sobre a exposição. Essa dinâmica ajuda no desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico e criativo, permitindo também a consolidação do aprendizado.
A experiência fora da sala de aula conecta os alunos com realidades abrangentes que, muitas vezes, não são abordadas na grade curricular. No caso da exposição, os alunos conheceram a cultura dos Yanomami e foram conscientizados sobre a importância da preservação cultural e ambiental desse povo, contribuindo para a compreensão das questões globais.
Outro ponto importante nessas visitas culturais é aumentar o interesse dos alunos pela aprendizagem por meio da quebra de rotina escolar e estímulo visual de um novo ambiente. Assim, a visita à exposição foi um exemplo de como experiências culturais podem engajar e motivar os estudantes, facilitando a retenção e aplicação do conhecimento adquirido.