Tec Jovem: alunos participam de simulação de emprego com profissionais de RH
Imagina estar diante de uma oportunidade de se preparar para o mercado de trabalho antes mesmo de entrar nele? É exatamente isso que o Tec Jovem, curso de programação da Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira, promove. Nessa quinta-feira, 4, os alunos do projeto participaram de uma simulação de entrevista de emprego com profissionais do setor de recursos humanos.
Os jovens preparam o currículo com base nas aulas de comunicação oferecidas pelo curso para uma vaga fictícia. Posteriormente, eles foram entrevistados por profissionais experientes do mercado. “Eu vejo este processo como fundamental para os jovens de hoje. É uma oportunidade que poucos possuem”, afirmou a profissional, Tatiana Abrahão de Carvalho.
Após a simulação, os recrutadores convidados elaboraram um relatório do desempenho dos alunos durante a entrevista para avaliar pontos positivos e a serem melhorados. “A gente observa o candidato, como ele se porta, se senta, se comporta em relação aos entrevistadores, seja [o processo seletivo] desenvolvido em grupo ou não”, esclarece Tatiana.
De acordo com a aluna Sarah dos Anjos, esta oportunidade traz mais segurança para participar de entrevistas reais. “Aqui a gente vai ter nosso feedback dos pontos a melhorar. Também tivemos toda a preparação antes da entrevista e a ajuda para elaborar o currículo. Isso dá uma vantagem grande para quem não tem nenhuma experiência”.
Para a aluna Julyara Brandão, o fato dessa simulação ser com profissionais de RH deixa a vivência ainda mais próxima do que será encontrado no mercado de trabalho. “A gente tem um norte do que será perguntado em futuras entrevistas, como se portar, coisas que talvez fazemos errado, mas numa próxima faremos certo. Vai ser de muita valia esta simulação”.
Após este processo de entrevistas, os alunos recebem a avaliação do desempenho para trabalharem os pontos fracos e alavancarem os pontos positivos. Ao fim do curso, os jovens participam de outra simulação de entrevista de emprego com a intenção de aplicar os conhecimentos adquiridos a partir do primeiro feedback.