Projeto Maratona de Leitura do Colégio Camillo de Mattos incentiva a leitura desde a infância
Descendo pelos paralelepípedos do Campus da Fundação Educandário, os alunos do 1º ano já ficam animados para visitarem a biblioteca do Colégio Camillo de Mattos. “Eu gosto da biblioteca porque é fresquinha e porque gosto de ver a tia Jordana contando as histórias”, disse Ana de apenas 6 anos. Desde os anos iniciais do fundamental, os alunos do Colégio são incentivados a frequentar o espaço desenvolvido para oferecer diferentes práticas leitoras, além de ampliar o repertório cultural e do vocabulário.
Para fortalecer esse conceito e manter a biblioteca sempre cheia de vida, os alunos do 1º ao 9º ano participam do Projeto Maratona de Leitura, que nasceu com o propósito de estimular o gosto pela leitura ainda na infância. Esta atividade é desenvolvida de forma interdisciplinar com as aulas de língua portuguesa e literatura a fim de proporcionar um aprendizado mais significativo. Assim, além de lerem, os alunos conhecem a biografia, as características e o estilo de escrita do autor.
A bibliotecária e professora Jordana Palazini comanda a leitura das histórias no Ensino Fundamental I – anos iniciais. As contações encantam os alunos pela forma como ela direciona as narrativas. “Eu gosto das histórias que a tia Jordana conta. Cada dia é uma nova. Fico bem ansioso e curioso para poder conhecer mais livros”, afirmou Davi, 6 anos. Outra colega que divide a mesma opinião é a Emilly de 6 anos: “As aulas da tia Jordana são muito legais”.
Durante a finalização do livro “Contos de Sacisas” do escritor José Roberto Torero, às crianças do 1º ano ficaram animadas relembrando as histórias. “Quando o redemoinho parou, o que tinha dentro?”, perguntou a professora Jordana. “Uma Sacisa!”, responderam em coro. Para a aluna Ângela, 6 anos, o conto mais legal foi a Branca de Algodão. “Quando ela vai ficar presa na garrafa, os anõezinhos salvam ela e fazem trampolinagem para a fazendeira nunca mais fazer isso”.
Segundo Jordana, abordar as particularidades de cada autor na idade adequada é fundamental para o desenvolvimento. No caso do 1º ano, o livro de José Roberto Torero introduziu conceitos novos aos alunos. “No “Conto de Sascisas”, tem uma Sacisa albina, eles não sabiam o que era albino e eles aprenderam. A leitura tem esse poder de aumentar o repertório cultural e o vocabulário dos alunos”, afirma a bibliotecária.
O Projeto Maratona de Leitura deu tão certo que o número de empréstimos da biblioteca aumentou cerca de 37% em comparação ao mesmo período de 2022, ano em que o Projeto Maratona de Leitura foi implementado.
Educação Infantil
Apesar de ainda não frequentarem a biblioteca, os alunos da Educação Infantil também realizam a leitura por intermédio das professoras nos espaços externos ou no cantinho da leitura, espaço exclusivo dos pequenos. Neste caso, eles conhecem contos clássicos, como o livro “O Patinho Feio” para já despertarem o interesse pela literatura e desenvolverem a compreensão auditiva, além de auxiliar no desenvolvimento cognitivo, linguístico e emocional da criança.