O aluno como protagonista do aprendizado

Nas unidades escolares da Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira, o aprendizado vai além dos livros didáticos. Para os alunos adquirirem conhecimentos, as atividades são pensadas para promover experiências dinâmicas que incentivam o protagonismo deles. Um exemplo recente foi a aplicação do método Jigsaw com a turma do 8º ano do Colégio Camillo de Mattos, uma estratégia que fortalece a aprendizagem colaborativa e estimula a autonomia dos estudantes.
Os alunos usaram essa dinâmica para aprender sobre o Iluminismo. Para isso, eles foram divididos em grupos e cada um recebeu um tema específico relacionado ao assunto, incluindo figuras como Voltaire, Montesquieu, Rousseau, Condorcet e John Locke, além dos conceitos de Iluminismo e Liberalismo. Com um diferencial: os materiais de estudo foram gerados por Inteligência Artificial, tornando o aprendizado mais dinâmico e acessível.
Na primeira etapa da atividade, os alunos estudaram os conteúdos de forma individual e em grupo, compartilhando conhecimentos e construindo juntos uma compreensão mais ampla sobre o tema. Já na segunda etapa, o aprendizado foi testado de forma interativa e divertida com um quiz no Kahoot, reforçando a fixação dos conceitos e incentivando o espírito de equipe.
Para a aluna Lara Kauane Zanandrea, o método contribuiu para um aprofundamento maior do tema estudado. “Nós lemos o nosso próprio texto, selecionamos os pontos mais importantes e os repassamos para os nossos amigos”. Ela enfatiza também o aprendizado construído de forma coletiva. “Quando estudamos, aquilo fica só com a gente, mas agora pudemos compartilhar o conhecimento uns com o outros. Foi uma troca muito legal”.
De acordo com o professor de história, Felipe Kuhl, esse tipo de abordagem auxilia na formação de jovens curiosos, críticos e preparados para os desafios do mundo. “Com essa prática, o aluno, por si só, precisa se desenvolver. Ele deixa de ser passivo e passa a ter um papel ativo. Quando sair da escola, ele vai correr atrás dos objetivos e dos sonhos. O aluno só consegue isso sendo um cidadão ativo e é na escola que ele aprende essa postura”.