Blog

Fundação Educandário participa da 3ª Conferência Empresarial ESG Racial

07/12/2024

Combate ao racismo, equidade racial e mudanças no cenário corporativo foram alguns dos temas debatidos durante a 3ª Conferência Empresarial ESG Racial em São Paulo. O evento contou com a participação de representantes de cada unidade da Fundação Educandário: Camila Teixeira da Biblioteca Sinhá Junqueira – BSJ, Eliane dos Santos da Escola de Educação Infantil Dr. Fábio dos Santos Musa e Felipe Kuhl do Colégio Camillo de Mattos. 

Ao longo dos dois dias de conferência, especialistas em questões raciais e CEO’s de grandes empresas analisaram dados sobre desigualdades no mercado de trabalho e discutiram estratégias para ampliar a equidade nas organizações. Além disso, o encontro abordou o impacto do racismo estrutural e propôs soluções para promover mudanças efetivas no ambiente corporativo.

“Participar deste evento me sensibilizou ainda mais para as questões sociais e ampliou minha compreensão sobre o conceito de ESG de alta performance”, afirmou a assistente de leitura, Camila. Para ela, os temas abordados ampliaram a visão sobre a importância de ações que promovam a equidade racial. “A integração da justiça social e racial nas práticas empresariais e educacionais não devem ser vistas como uma tendência, mas como uma necessidade para um desenvolvimento mais inclusivo e justo”.

Além das boas práticas empresariais, outro tema abordado durante o evento foi a importância do letramento racial. “Como educador, me deparo com diversas situações que necessitam de tais conhecimentos”, explicou o professor de história Felipe Kuhl. Ao participar da conferência com especialistas no tema, “temos mais competência e nos sentimos mais preparados para lidar com algumas situações, sendo mais assertivo nas resoluções”. 

A partir dessa discussão, a professora de Educação Infantil Eliane pensa em desenvolver mais atividades em torno da pauta racial. “Pretendo promover eventos culturais que celebram a cultura e tradições afro-brasileiras”. Para despertar o interesse das crianças e, ao mesmo tempo, conscientizá-las sobre essa questão, Eliane planeja usar a contação de histórias. “ Quero trazer essa representatividade por meio da leitura de autores e histórias com perspectivas raciais”.

De acordo com o professor Felipe, “ao trazer para a sala de aula as discussões e as informações adquiridas na conferência, contribuímos para a formação de cidadãos mais conscientes e críticos, capazes de promover a equidade racial em suas comunidades”. Felipe também enfatiza a importância de abordar a temática sob a vertente empresarial. “Acredito que a participação em eventos como este é fundamental para a atualização profissional e para a construção de um currículo mais relevante e engajador”.

A participação dos colaboradores na  3ª Conferência Empresarial ESG Racial reforça o compromisso da Fundação Educandário em fortalecer e promover um ambiente mais justo, igualitário e representativo. Além disso, o evento capacita e incentiva os profissionais a realizarem ações com impacto significativo a comunidade, reforçando a cultura organizacional da instituição.

Fundação Educandário "Cel. Quito Junqueira"

A Fundação Educandário "Cel. Quito Junqueira" foi criada em 13 de maio de 1938 com o intuito de oferecer uma estrutura de apoio a crianças e adolescentes.

Localização

Avenida Cavalheiro Paschoal Innecchi, 500
Ribeirão Preto - SP
(16) 3627-1800
educandario@educandariorp.com.br
Feito com por MO4 web