Festival Potências Preta de 2024 finaliza com a participação de mais de 2 mil pessoas
O Festival Potências Preta da Biblioteca Sinhá Junqueira – BSJ chegou ao fim nesse sábado, 23. Ao longo dos quatro dias, mais de 2 mil pessoas participaram do evento. Em parceria com a SP Leituras, o festival ofereceu uma programação com 20 atrações gratuitas, como oficinas, bate-papos e apresentações artísticas, com foco na valorização da cultura afro-brasileira.
Entre os pontos altos do evento, destacou-se a participação do poeta Sérgio Vaz, criador do Sarau da Cooperifa – Cooperativa Cultural da Periferia. “A oralidade nos criou. Sempre fomos proibidos de estudar, então nosso conhecimento foi por meio da palavra, do fogo que é esse entusiasmo que a gente tem de transformar e se transformar”, disse durante o bate-papo.
Além do poeta, a durante o Potências Pretas BSJ recebeu a ativista Bya Faria, que abordou o conceito “pacto da branquitude”; o historiador Rafael Matheus com um bate-papo sobre a mídia e o discurso da criminalidade e o Vozes da Resistência com Akins Kinte e Raquel Almeida para celebrar a literatura negra.