Blog

Escola Fábio Musa promove treinamento de Primeiros Socorros – Lei Lucas

18/01/2024

Ontem (18), orientados por um profissional do corpo de bombeiros especialista em atendimentos de urgência, o treinamento busca capacitar os professores para atender alunos em casos de emergência.

O treinamento de Primeiros socorros são diretrizes obrigatórias na educação infantil sejam elas, públicas ou privadas previstas por lei. Conhecida como Lei Lucas (13.722/18), foi criada após uma tragédia evitável tirar a vida de uma criança de 10 anos durante um passeio escolar, a Lei Lucas exige a capacitação em primeiros socorros para professores e funcionários da educação infantil e básica.

A Importância da Lei Lucas na Segurança Escolar

A Lei Lucas (13.722/18), sancionada em 4 de outubro de 2018, representa um marco crucial na segurança das crianças nas escolas brasileiras. O seu principal objetivo é assegurar que as instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas, estejam preparadas para oferecer assistência médica imediata em casos de emergência. A legislação determina que as escolas ministrem cursos de primeiros socorros a professores e funcionários a cada dois anos, visando capacitar esses profissionais para agir nos momentos críticos.

De autoria da deputada Pollyana Gama, a Lei Lucas impõe penalidades às escolas que não cumprirem suas diretrizes, desde notificações até multas, e em casos extremos, a cassação do alvará ou responsabilização patrimonial. Essas medidas visam garantir que a segurança e o bem-estar das crianças sejam priorizados, uma vez que passam uma parte significativa do tempo nas escolas, longe do cuidado parental.

A capacitação em primeiros socorros proporcionada pela Lei Lucas é vital para lidar com situações comuns em ambientes escolares. Saber como higienizar ferimentos, aplicar pressão em sangramentos, verificar sinais vitais e agir em casos de queimaduras, fraturas, alergias ou crises de saúde específicas são habilidades cruciais. A legislação visa não apenas mitigar riscos, mas também garantir que as crianças recebam a assistência adequada enquanto aguardam a chegada de socorro especializado.

Considerando que crianças são seres cheios de energia e vontade de brincar, é comum que aconteçam pequenos incidentes no ambiente escolar. Por isso é tão importante saber como agir nesses casos.

 

Nesse sentido, alguns exemplos de ações de primeiros socorros incluem:

  • Higienizar adequadamente feridas e cortes;
  • Aplicar pressão em sangramentos e manter a área elevada;
  • Verificar respiração e batimentos cardíacos;
  • Resfriar queimaduras com água corrente fria;
  • Imobilizar áreas torcidas ou fraturadas com uma tala;
  • Não remover objetos empalados;
  • Aplicar compressas de gelo em hematomas;
  • Administrar corretamente medicamentos antialérgicos, como injeções de adrenalina, caso haja prescrição médica;
  • Auxiliar o aluno a usar seu inalador durante ataques de asma;
  • Colocar a criança de lado após crise epiléptica para evitar aspiração de saliva ou vômito;
  • Conversar com o aluno e mantê-lo calmo enquanto espera socorro especializado.

 

Neste mês de janeiro, todo o corpo pedagógico recebe uma série de formações presenciais em diversas áreas e modalidades, visando a capacitação e aprimoramento dos nossos professores e uma maior segurança e aproveitamento dos nossos alunos.

Fundação Educandário "Cel. Quito Junqueira"

A Fundação Educandário "Cel. Quito Junqueira" foi criada em 13 de maio de 1938 com o intuito de oferecer uma estrutura de apoio a crianças e adolescentes.

Localização

Avenida Cavalheiro Paschoal Innecchi, 500
Ribeirão Preto - SP
(16) 3627-1800
educandario@educandariorp.com.br
Feito com por MO4 web