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Escola Dr. Fábio dos Santos Musa é protagonista em formação sobre educação étnico-racial

28/03/2024

Na semana passada, a Secretaria Municipal de Educação, em colaboração com o Centro de Formação Paulo Freire, organizou uma série de encontros de formação para professores da rede pública. O principal objetivo desses encontros foi aprofundar o estudo das relações étnico-raciais. Os professores da Escola de Educação Infantil Dr. Fábio dos Santos Musa tiveram um papel de destaque no evento. Eles foram convidados a compartilhar suas práticas e técnicas de abordagem do tema no cotidiano escolar com outros profissionais da rede.

 

Durante o evento, as professoras da escola realizaram uma série de apresentações, compartilhando exemplos de atividades e projetos desenvolvidos. Micaela de Oliveira Baldin, uma das professoras palestrantes do colégio Dr. Fábio Musa, descreveu a experiência como muito gratificante. “Além do reconhecimento do trabalho realizado na escola, foi maravilhoso poder compartilhar com outros professores maneiras alternativas de implementar os projetos, adaptando-os à realidade de cada um”, disse ela.

 

Micaela também enfatizou a importância da acessibilidade e da adaptação das práticas de acordo com os recursos disponíveis. Segundo ela, o objetivo principal é discutir a temática, independentemente dos meios utilizados. Essa experiência reforça a importância da formação contínua dos professores e do compartilhamento de práticas bem-sucedidas para aprimorar a qualidade da educação.

Um dos projetos mais notáveis apresentados na recente exposição foi o mapa do continente africano, elaborado durante uma das formações étnico-raciais promovidas pela escola. Nessa atividade, cada turma recebeu um país do continente africano para estudar. A partir das características desse país, os professores desenvolveram um estudo aprofundado da cultura e dos costumes da região, abrangendo desde as características geográficas até autores negros originários de cada um dos países.

 

Maria Fernanda Vanin, coordenadora pedagógica do colégio, relata que a introdução de temas de matrizes africanas e a aplicação do conteúdo obtido através das formações étnico-raciais resultaram em uma mudança significativa no sentimento de pertencimento e empoderamento, tanto das crianças quanto da comunidade escolar como um todo. Ela enfatiza que a questão racial é um tópico importante a ser abordado pelas escolas e que a preocupação surge a partir de questionamentos como: “Temos essas referências (Personalidades Negras) aqui na escola? Que tipos de livros estamos utilizando? Quais são os heróis que compartilhamos com essas crianças?”

Por fim, a iniciativa da escola em promover a formação étnico-racial e integrá-la ao currículo escolar é um passo importante para a valorização e o respeito à diversidade. Ao proporcionar aos alunos a oportunidade de aprender sobre diferentes culturas e tradições, a escola não apenas enriquece o conhecimento dos alunos, mas também promove um ambiente de aprendizagem inclusivo e respeitoso. Este projeto é um exemplo inspirador de como a educação pode ser uma ferramenta poderosa para a promoção da igualdade racial e do respeito à diversidade.

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