Educandário encerra formações de diretores da rede estadual em 2025
Na última quinta-feira, 11 de dezembro, a Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira realizou o evento de encerramento das formações continuadas de diretores escolares de 2025. Ao todo, 102 profissionais da Unidade Regional de Ensino de Ribeirão Preto participaram dos encontros formativos focados em práticas de liderança.
A programação reuniu momentos formativos, culturais e de celebração. O ponto alto do dia foi a palestra “A Liderança Escolar e as Relações Interpessoais”, com a pesquisadora Filomena Siqueira, que trouxe reflexões profundas sobre o papel do diretor na transformação da escola: “Precisamos de ações mais consequentes”.

Ela também destacou a necessidade da proximidade e presença por parte do gestor escolar. “O diretor que não conhece seus alunos não vai fazer a diferença, mesmo que seja PhD”. A curiosidade, de acordo com ela, é a competência que sustenta tudo: “É sentar com as pessoas, entender, ir atrás, não dar nada como óbvio”.
Para a dirigente regional de Ribeirão Preto, Marcela Aleixo, essa visão tem sentido. “Nosso compromisso é único: o aluno, a aprendizagem. Todos nós existimos porque existe o aluno.” De acordo com ela, as formações ajudam, justamente, os educadores a sistematizar os processos e priorizar o essencial, impactando diretamente no desempenho do estudante.

Já o diretor executivo da Fundação Educandário, Fabiano Gonçalves, enfatiza a importância dessa parceria para ampliar a qualidade educacional da rede pública, que está alinhada ao propósito institucional. “Nós olhamos para esse projeto com muito carinho e atenção. É tudo personalizado e pensado de acordo com a necessidade dos educadores”, ressaltou.
Os resultados das formações, parte do Programa de Apoio à Rede Pública, já refletem na melhoria da ambiência escolar, no engajamento dos estudantes e na ampliação do repertório de diretores que atuam em contextos diversos. Com o sucesso deste ano, a instituição também passará a atender as Unidades Regionais de Ensino de Pirassununga e Jaboticabal em 2026.