Educação pública em transformação: Fundação Educandário impulsiona resultados em Ribeirão Preto

Por Michelle Andrea Marcos, agente pedagógica
Em um cenário onde a educação pública de qualidade é essencial para o futuro do país, a Fundação Educandário, em parceria com a Diretoria Regional de Ensino de Ribeirão Preto, tem ampliado suas iniciativas para fortalecer a formação de educadores e melhorar o aprendizado e desempenho dos alunos. Em 2024, o programa de apoio às escolas públicas impactou 595 profissionais (diretores escolares, coordenadores pedagógicos e professores), beneficiando cerca de 63 mil estudantes. Com 540 horas de formação presencial, o foco foi o aprimoramento da gestão escolar e do ensino em Matemática, Língua Portuguesa e Alfabetização – e os resultados já são visíveis.
Um dos destaques foi o avanço na fluência leitora: o percentual de alunos classificados como pré-leitores caiu para 24%, enquanto 73% alcançaram os níveis mais altos de proficiência – um salto significativo em relação a 2023. As formações em Alfabetização para o 2º ano e as capacitações contínuas em Matemática e Língua Portuguesa também mostraram impactos positivos, com melhora nas notas do SARESP (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), especialmente no 5º e 9º anos. Professores relatam mudanças concretas: “Aulas mais atrativas mudaram meus alunos”, compartilhou um educador. “Eles pedem mais atividades assim”, complementou outra docente.
Para 2025, o programa se prepara para ir ainda mais longe. As formações serão ampliadas para o Trio Gestor (diretores escolares, vice-diretores e coordenadores pedagógicos), totalizando 168 horas de capacitação. Professores alfabetizadores terão 28 horas de treinamento, e educadores de Matemática e Língua Portuguesa (5º ano, 9º ano e 3ª série do Ensino Médio) participarão de 390 horas de atividades. O Mathema, assim como o Centro de Formação da Vila, seguirão como time de formadores com bases metodológicas. Nesse ano, o Mathema entrará com a abordagem “De olho no SAEB”, por meio da qual os ciclos formativos envolverão a determinação das habilidades críticas a serem trabalhadas, a partir da análise do currículo de matemática e de língua portuguesa, dos dados de avaliação dos estudantes e da nova matriz SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica).
Além disso, a Diretoria de Ensino receberá treinamento para monitorar e garantir a replicação das metodologias nas escolas pelos profissionais da Educação, bem como uma plataforma de simulados a serem utilizados por todas as escolas, enquanto o projeto anteriormente chamado de Comunidades de Aprendizagem será reformulado e expandido para um número maior de escolas com menor desempenho, garantindo apoio contínuo e visando melhorar, entre outros fatores, a produção textual, leitura e interpretação de texto dos alunos.
As metas são ambiciosas: elevar as notas do SARESP e SAEB (IDEB), transferir conhecimentos de gestão e fortalecer as equipes escolares para um acompanhamento mais eficaz de indicadores. Com investimento contínuo e estratégias comprovadas, a Fundação Educandário reforça seu compromisso com uma educação pública de excelência – onde cada aluno, professor e gestor tem a oportunidade de transformar realidades e construir um futuro mais promissor.