Diversidade cultural em sala: alunos do Colégio Camillo de Mattos criam bonecas Abayomis da cultura afro-brasileira

Os alunos do 9º ano do Colégio Camillo de Mattos tiveram um aprendizado rico sobre identidade, diversidade cultural e inclusão. Com as bonecas Abayomis como foco de estudo, os adolescentes aprenderam com a professora Aline Spagnolo a valorização da cultura afro-brasileira e refletiram sobre história, arte e empoderamento.
As bonecas Abayomis são símbolos de resistência, memória e inclusão. Originárias da criatividade das mulheres africanas escravizadas para darem aos filhos, essas bonecas representam a força da conexão familiar, a resiliência diante da adversidade e a importância de preservar e valorizar a arte popular.
Após uma imersão na parte conceitual, os alunos colocaram as mãos na massa e deram vida às próprias Abayomis. Os adolescentes usaram retalhos de tecidos e confeccionaram a boneca sem costura, assim como na tradição. Em seguida, os alunos criaram cenários inspirados na cultura africana com cores, formas e símbolos do continente.
A experiência dos alunos não se limitou apenas ao âmbito artístico, eles aprenderam a analisar e valorizar o patrimônio cultural em suas diversas manifestações. Além disso, a atividade também promoveu o aumento de repertório sobre outras culturas, como as de matrizes indígenas, africanas e europeias.