Contação de história: incentivo à leitura e à imaginação da criança na educação infantil
Olhares curiosos, atentos a cada detalhe e imersos em um universo imaginário, a contação de histórias desperta diversas sensações nas crianças, sendo um excelente aliado no aprendizado. Aproveitar esse mecanismo é essencial para auxiliar na construção de conhecimento, de pensamentos críticos e de autodescobertas, como, por exemplo, identificar as próprias emoções.
O Colégio Camillo de Mattos incorpora essa ferramenta pedagógica na rotina de estudos dos alunos. Para oferecer mais dinamismo à prática de leitura, a escola também recebe escritores para conversar e contar histórias às crianças. Neste semestre, os estudantes da Educação Infantil receberam a ilustradora Marina Dias, criadora do livro “Cores em Festa”, e a autora de “Tiê Sendo”, Bárbara Araújo.
Proporcionar essa experiência conecta o aluno ainda mais ao universo literário, que ficam encantados com os livros. “Eu acho muito legal! Eu conheci a história [da Tiê Sendo] com a Tia Jordana. O que eu mais gostei foi a parte do povo que virou vampiro”, afirmou o aluno do 2º ano B, Heitor Benício. Já a Ana Júlia, do 2º ano A, disse se encantar com as ilustrações: “Tem que usar a criatividade para fazer os desenhos! Eu gostei”.
Segundo a escritora Bárbara Araújo, contar a história escrita por ela e ilustrada pela filha Maya Binns, de 14 anos, é sempre emocionante: “A Tiê nasceu com um desenho da Maya quando ela tinha 6 anos. Eu acho que tem tudo a ver estarmos aqui junto com esse monte de crianças do Educandário. Estou muito emocionada. É muito bom estar aqui”, afirmou a autora.
A transformação começa com você. Doe agora e ajude-nos a criar oportunidades educacionais que mudam vidas.