Colégio Camillo de Mattos promove Formações Étnico-Raciais
Na última semana, o Colégio Camillo de Mattos promoveu uma formação durante dois dias de aprendizado, um passo significativo em direção à conscientização sobre a importância da diversidade étnico-racial na educação. Sob a liderança da formadora Rosana de Lourdes Alves Moreira da Silva, graduada em pedagogia pela Faculdade de Sertãozinho (FASERT) e pós-graduada em História, Cultura e Sociedade pelo Centro Universitário Barão de Mauá, a formação foi um mergulho profundo no tema “Africanidade e Brasilidades 2024 – Saberes e Fazeres sobre Diversidade Étnico Racial”.
No segundo dia, o destaque foi a participação especial do Prof. Mestre Marcelo, cujo trabalho de pesquisa em enfermagem está profundamente ligado às doenças que afetam pessoas pretas. Sua contribuição trouxe uma perspectiva única e relevante para a discussão, enriquecendo ainda mais o diálogo entre os educadores presentes.
O norteador das experiências ali retratadas foi o livro “Almanaque Pedagógico Afro-Brasileiro – Uma Proposta de Intervenção Pedagógica na Superação do Racismo no Cotidiano Escolar”, da renomada autora Rosa Margarida de Carvalho Rocha. Esta obra desde o seu lançamento serve como um guia para os professores do ensino fundamental e médio, apresentando uma abordagem cuidadosamente planejada para a inclusão de conteúdos afro-brasileiros na sala de aula.
Sobre a Autora
Rosa Margarida de Carvalho Rocha, professora e especialista em Estudos Africanos e Afro-brasileiros, é reconhecida por seu trabalho incansável na formação de professores em todo o Brasil, visando à implantação da Lei Federal 10.639/03. Sua paixão pelo ensino e pela promoção da diversidade é evidente em cada página de seus livros, os quais são ferramentas essenciais para os educadores que buscam enriquecer suas práticas pedagógicas.
Durante a formação, os participantes foram expostos a uma variedade de atividades e jogos que visavam não apenas transmitir conhecimento, mas também sensibilizar para as questões étnico-raciais. Um calendário com datas importantes relacionadas aos temas afro-brasileiros foi compartilhado, juntamente com uma riqueza de informações e ilustrações sobre personalidades negras e a história étnico-racial do Brasil. O engajamento de todo o corpo docente do Colégio Camillo de Mattos foi fundamental para o sucesso desta formação. A troca de experiências e o debate aberto estimularam reflexões profundas sobre como a escola pode desempenhar um papel ativo na promoção da igualdade racial e na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.