Blog

BSJ recebe Monique Malcher vencedora do Prêmio Jabuti

03/11/2023

Na última sexta-feira (20), a BSJ recebeu a autora Monique Malcher vencedora do Prêmio Jabuti no ano de 2021 um dos maiores prêmios da literatura nacional, concorrendo na categoria Contos, com a obra Flor de Gume.

Em entrevista para a Biblioteca Sinhá Junqueira, Monique conta que a experiência como Jornalista é um ponto importantíssimo na construção de suas narrativas e nos processos de escrita. A autora ainda conta que, na construção de suas personagens a entrevista com pessoais reais e a proximidade com as suas histórias, é um fator essencial para a proximidade e relação com as narrativas que constrói.

“Sempre gostei muito de ouvir, quando era criança e ia para a casa dos meus avós eu amava ouvir elas falando por horas” Monique conta que, sempre se preocupou em manter vivas as histórias de seus familiares e não perder a oportunidade ouvir essas histórias.

Durante a visita, a escritora ministrou um workshop “Monstruosidades e fraturas na Infância” – Na atividade a autora leu trechos de seu livro e estimulou os participantes a exercitarem a escrita acerca do tema. Após o workshop, a autora ministrou uma palestra em roda de conversa que buscou a proximidade com os leitores e a interação com a obra vencedora do prêmio.

A atividade fez parte da programação de Outubro “Expressividades Indígenas”, em parceria com o @siseb.sp , em mais uma edição do Projeto Viagem Literária: Literatura Brasileira no XXI.

SP Leituras – 15º Viagem Literária – outubro/2023 – Literatura Contemporânea

Fundação Educandário "Cel. Quito Junqueira"

A Fundação Educandário "Cel. Quito Junqueira" foi criada em 13 de maio de 1938 com o intuito de oferecer uma estrutura de apoio a crianças e adolescentes.

Localização

Avenida Cavalheiro Paschoal Innecchi, 500
Ribeirão Preto - SP
(16) 3627-1800
educandario@educandariorp.com.br
Feito com por MO4 web