Blog

Biblioteca Sinhá Junqueira promove 1ª Mostra: Experiências Artísticas e Literárias Dentro e Fora da Prisão

07/04/2025

Durante o mês de abril, a Biblioteca Sinhá Junqueira (BSJ) realiza a 1ª Mostra: Experiências Artísticas e Literárias Dentro e Fora da Prisão. O evento gratuito propõe reflexões sobre a importância das expressões artísticas e literárias desenvolvidas no contexto prisional. Para isso, 70% da programação é protagonizada por pessoas que vivenciaram a realidade da prisão e hoje traduzem essas experiências por meio da arte.

A abertura da Mostra contou com a presença do rapper Dexter – o Oitavo Anjo – e do advogado Carlos Andrade, na roda de conversa sobre a vida após o cárcere. Durante o encontro, Dexter destacou que a sociedade, em sua maioria, ainda enxerga o sistema prisional apenas como punição. “As pessoas que querem mudar [esse cenário] são poucas e são barradas em alguma instância. No Brasil, ‘o preso tem que ser punido’. Tem um projeto ou outro para ‘inglês ver’, mas quase não tem projetos efetivos”, disse o artista.

No último sábado, 5 de abril, a programação continuou com a oficina “Fanzinando entre Grades”, ministrado pelo professor, poeta e fanzineiro João Francisco Alves, o Jofra. Durante a atividade, o professor que lecionou durante 10 anos no sistema prisional trouxe a proposta do fanzine como ferramenta de expressão, liberdade criativa e construção coletiva, conectando o universo carcerário com práticas de comunicação alternativa.

Ao longo do mês, a Mostra segue com outras seis atividades que reúnem artistas, escritores e profissionais que desenvolveram habilidades por meio da leitura, da escrita e das artes visuais e cênicas durante — e após — o período de reclusão. A próxima atração será neste sábado, 12 de abril, com a peça teatral “O Crime Não Compensa”, às 10h. Outros destaques ficam com a participação da escritora Karina Biondi, do advogado Ewerton Carvalho e do ator Erick Soares, conhecido pela atuação na série DNA do Crime.

Para o diretor geral da BSJ, Ciro Monteiro, que trabalhou por 10 anos com atividades de incentivo à leitura dentro da prisão, o evento é um convite para refletir sobre o papel da arte e da literatura no processo de ressocialização. “É um lindo encontro de vivências que pretende mostrar que as pessoas podem mudar, por meio da arte e da literatura, os caminhos de suas vidas”, diz.

A 1ª Mostra Experiências Artísticas e Literárias Dentro e Fora da Prisão é uma realização da Biblioteca Sinhá Junqueira, Fundação Educandário, SP Cult, SP Governo do Estado. Conta com o patrocínio de empresas Santa Helena, Copersucar, Riberfoods, Dauriti, Balões Pic Pic, Centro-oeste, o apoio cultural de Cenourão, Mialich, Passalaqua, Órion, Lopes e Canesin, e o apoio institucional de Terra, LS Nogueira, Observatório do Livro e Teatro Municipal. A produção executiva é do Grupo Gorki.

 

Veja aqui a programação completa:

12/04/2025 – Espetáculo: O crime não compensa (1ª apresentação) com Igor Prudêncio, Carlos Andrade, Carlos Macedo, Douglas Cassiano de Almeida, Nilton Vieira, Renato Marcelino da Silva, Wesley Diego Leme Martins

  • Horário: 10h às 11h
  • Local: Biblioteca Sinhá Junqueira

 

12/04/2025 – Roda de conversa: Escrita, arte, educação e liberdade com Erick Soares, Felipe Athayde, Carlos Domingos e Leo Gibi

  • Horário: 14h às 16h
  • Local:  Biblioteca Sinhá Junqueira

 

17/04/2025 – Espetáculo: O crime não compensa (2ª apresentação) com Igor Prudêncio

  • Horário: 14h às 16h
  • Local: Penitenciária de Pontal (Não é aberta ao público)

 

19/04/2025 – Roda de conversa: Direito, educação, ação social e caminhos possíveis com Ewerton Carvalho, Igor Prudêncio, e Joel Novaes

  • Horário: 14h às 16h
  • Local: Biblioteca Sinhá Junqueira

 

24/04/2025 – Roda de conversa: Afetos, escrita e biblioteca na prisão com Karina Biondi, Gih Trajano e Leia Santos

  • Horário: 19h30 às 21h30
  • Local: Biblioteca Sinhá Junqueira

 

26/04/2025 – Documentário: Liberta: um livro pode mudar um destino com Débora Gobitta e Gih Trajano.

  • Horário: 14h às 16h
  • Local: Biblioteca Sinhá Junqueira

 

A programação do evento pode ser acessada em https://bsj.org.br/agenda/

 

Fundação Educandário "Cel. Quito Junqueira"

A Fundação Educandário "Cel. Quito Junqueira" foi criada em 13 de maio de 1938 com o intuito de oferecer uma estrutura de apoio a crianças e adolescentes.

Localização

Avenida Cavalheiro Paschoal Innecchi, 500
Ribeirão Preto - SP
(16) 3627-1800
educandario@educandariorp.com.br
Feito com por MO4 web