Biblioteca Sinhá Junqueira encerra Feira Internacional do Livro com mais de 40 atrações em dez dias
No mês de agosto, a Biblioteca Sinhá Junqueira – BSJ recebeu as atrações da 23ª edição da Feira Internacional do Livro – FIL. Foram mais de 40 atividades durante dez dias de programação. O repertório deste ano foi diversificado, na agenda teve bate-papos, palestras, lançamento de livros, sarau, recital e shows com convidados nacionais e internacionais.
A participação da BSJ na FIL estreou com o escritor indiano Sehdev Kumar, que trouxe questões relativas à guerra e à paz do ponto de vista científico e espiritual. “Uma pequena semente da flor de lótus se torna uma flor mesmo saindo da lama. Por que nós não podemos ir em direção ao sol e nos iluminarmos?!”, refletiu Kumar.
No sábado, 3, a escritora portuguesa Isabel Rio Novo contou sobre o processo de escrita do livro recém lançado ‘Fortuna, Caso, Tempo e Sorte: biografia de Luís Vaz de Camões’. “Foi uma aventura viajar há 500 anos para descobrir a vida dele com as poucas fontes existentes, mas os testemunhos da época ajudaram a reconstruir a vida desse homem de carne e osso”.
A programação também reuniu autores consagrados no cenário nacional, como Ignácio de Loyola Brandão e Luiz Puntel . De acordo com o jornalista e escritor Loyola, ele produz o que gosta e não fica preso a questões comerciais. “Eu escrevi um livro sobre a pandemia e foi um absoluto fracasso. Ninguém comprou, ninguém comentou, mas eu gosto desse livro e não fico analisando porque não fez sucesso”.
Já durante o lançamento do livro “Cama de Girassóis”, Puntel protagonizou um momento fofo com a fã de 11 anos Cora. A garota se emocionou ao encontrar o escritor: “Quando eu li ‘Açúcar Amargo’ eu fiquei apaixonada e virei sua fã”, disse com a voz embargada. “Minha mãe falou do lançamento do livro e eu fiquei doida para vir”. Para o escritor, “se não tivesse aparecido ninguém, só por ter conhecido a Cora já valeria a pena”.
Para os amantes de música, as atrações ficou por conta de artistas de Ribeirão Preto, como o grupo Black Soul Power com o show “MPB – Música Preta Brasileira”, a banda Régis Martins & Cia Fantasma com repertório autoral e a apresentação “Analogia de Quebrada” do rapper Vinícius Preto.
Neste ano, a Biblioteca Sinhá Junqueira recebeu mais de dez mil visitantes durante a FIL. “Por meio da FIL, ampliamos o acesso e participação da comunidade no nosso espaço”, explica o coordenador geral Ciro Monteiro. De acordo com ele, demonstrar acolhimento ao recepcionar esses novos usuários ajuda a fidelizar esse público interessado pelo universo literário.