Biblioteca Sinhá Junqueira completa quatro anos de parceria com a Feira Internacional do Livro neste ano
Em 2024, a Biblioteca Sinhá Junqueira – BSJ recebeu dez dias de programação da 23ª edição da Feira Internacional do Livro – FIL. Foram mais de 40 atrações com participação de autores internacionais e nacionais, além de artistas locais. Ao todo, mais de 12 mil pessoas passaram pela BSJ para prestigiar a programação pensada com a temática “Cotidianos poéticos: Do épico de Camões às batalhas de rua”.
O evento é um dos mais importantes na programação anual da Biblioteca devido ao grande fluxo voltado às atividades literárias no centro de Ribeirão Preto. Neste ano, a parceria entre a FIL e a BSJ completa quatro anos e o bibliotecário e coordenador geral da BSJ, Ciro Monteiro, explicou a relevância de fazer parte da 2ª maior feira literário do Brasil:
1- Há quanto tempo existe a parceria da BSJ com a FIL? Como ela evoluiu ao longo do tempo?
Essa parceria começou desde a reestruturação do espaço, em 2020, quando reabrimos para o público com o novo formato BSJ como uma biblioteca com múltiplas programações. Porém, naquela época estourou a pandemia e abrimos de forma parcial. Dessa forma, nós apoiamos a FIL de forma on-line em 2020 e em 2021. Só começamos com o apoio presencial em 2022 e, a cada ano, tem crescido o número de atividades e de frequência do público na BSJ.
2- Quais benefícios os frequentadores da biblioteca têm com a inclusão da programação da FIL?
A Biblioteca tem uma programação repleta de atrações ao longo do ano, mas com a inclusão da Feira Internacional do Livro fica muito mais diverso. Durante a FIL, ampliamos a quantidade de atividades em todos os períodos: manhã, tarde e noite. Essa parceria enriquece a nossa programação porque amplia o que já fazemos no ano todo.
3- De que forma a participação da BSJ na FIL pode promover a leitura e o acesso aos livros entre os membros da comunidade local?
A BSJ tem um movimento muito maior com a FIL. Recebemos as pessoas que estão circulando na Feira e, muitas vezes, nunca entraram na Biblioteca. Então esse acesso aos livros entre os membros da comunidade local amplia porque junta com o público que já frequenta o nosso espaço.
4- Quais são os principais cuidados da BSJ durante a organização de eventos como a Feira Internacional do Livro?
Temos muito carinho com a FIL, além de ser um dos grandes eventos que a Biblioteca participa. Fazemos muitas reuniões de alinhamento, curadoria e temos cuidado com cada autor e cada pessoa que frequenta a BSJ. Esses cuidados é uma união da equipe da FIL com a da BSJ. Pensamos na comunicação com a comunidade, distribuímos as senhas de forma cuidadosa, damos informações às pessoas para que elas se sintam acolhidas no espaço. Sempre temos muito cuidado para, a cada edição, fazer uma Feira Internacional do Livro melhor.
5- Como a biblioteca envolve estudantes, professores e outros membros da comunidade educativa local na programação da feira?
Os estudantes e professores frequentam muito o nosso espaço, eles já são parte do nosso público. A gente envolve eles por meio de convites para participar das nossas atividades. Conversamos com eles para agendar a visita mediada e conhecer o nosso espaço. Assim, eles conhecem a Biblioteca e continuamos esse diálogo não só com as escolas, mas com a comunidade como um todo. A Feira Internacional do Livro é um espaço propício para isso.
6- Quais são os objetivos a longo prazo da biblioteca ao integrar a Feira Internacional do Livro na programação anual da BSJ?
O objetivo a longo prazo é ampliar a nossa participação na FIL. Pretendemos ter uma programação como a ‘BSJ na FIL’, aumentando essa atuação de forma que a gente tenha uma tenda ou ocupe um espaço além do que já ocupamos. Desejamos que a BSJ seja um dos pilares da FIL. Acredito que tenha abertura para isso.