Alunas do Colégio Camillo de Mattos são selecionadas para intercâmbio em Portugal pelo projeto “Era Uma Vez… Brasil”

Duas alunas do 8º ano do Colégio Camillo de Mattos, da Fundação Educandário, foram selecionadas para participar da etapa internacional do projeto “Era Uma Vez… Brasil”. A classificação foi anunciada nesta quinta-feira, dia 7 de agosto, durante cerimônia no Teatro Municipal de Ribeirão Preto, e garante aos estudantes uma vaga no intercâmbio cultural em Portugal, que ocorrerá em novembro de 2025.
A conquista veio após uma semana de imersão intensiva realizada entre os dias 12 e 18 de julho, na Escola Virgílio Salata, em Ribeirão Preto. A etapa, chamada de Campus de Arte-Educação, reuniu jovens da região em atividades voltadas à valorização da história do Brasil, com foco na ancestralidade indígena e africana, oficinas criativas e produção audiovisual.
Entre as selecionadas da escola estão as alunas Júlia Yasmim da Silva Costa e Dandhara Izabel Rosa dos Reis. Elas embarcam para Portugal para conhecerem a ligação histórica entre os dois países e compartilhar as produções culturais construídas ao longo do ano. Ao receber a notícia, Júlia quase não acreditou. “Pensei que seriam outras pessoas, demorei para levantar da cadeira porque fiquei chocada. Ainda estou processando”, brinca.
Dandhara também tem o mesmo sentimento: “não caiu a ficha que vou para Portugal. Estou ansiosa!”. A estudante afirma que é uma oportunidade de “conhecer o outro lado da história. Falamos disso na escola, mas é diferente estar lá para saber como é de fato”.
Além das alunas selecionadas para a viagem, o Projeto “Era uma vez… Brasil” também realizou a publicação do livro “Quem conta a nossa história?”, que conta com a seleção de Histórias em Quadrinhos feitas por estudantes de todo o Brasil. Entre as HQs selecionadas, estava a aluna Maria Luiza Soares da Costa:
“É algo muito louco você ver um livro, que é nacional, ver e pensar: ‘Fui eu que fiz isso!’. Olho e lembro de como foi eu pintar, criando cada detalhe, escrevendo, pensando no roteiro… é mágico!”. Para Maria Luiza, o processo foi algo muito único e autêntico. “Pensei de forma natural, demorei a ter uma ideia, mas quando ela veio construí tudo da minha cabeça. Eu juntei as curiosidades indígenas, que já estudava, com nomes de pessoas esquecidas e saiu a minha HQ”.
Para o professor de História Felipe Kuhl a conquista representa “ver nossas alunas conquistando os objetivos que elas lutaram, sendo reconhecidas pelo lado humano delas, que é algo magnífico. Eu fico feliz pelo profissional, porque foram alunas que conquistaram um objetivo, além da satisfação pessoal de ver os alunos conquistando algo que eu próprio gostaria de ter vivenciado. Eu consigo me enxergar através deles”, afirma.
O projeto “Era Uma Vez… Brasil” é promovido pela Origem Produções e, em 2025, alcançou 15 municípios brasileiros. A proposta é construir pontes entre os jovens e as raízes culturais por meio da arte, da escuta ativa e da produção de narrativas. A viagem internacional contempla visitas a pontos históricos de Lisboa e encontros com pesquisadores, artistas e educadores, além da exibição dos documentários produzidos pelos alunos durante a imersão.
“A viagem representa o propósito da Fundação Educandário de transformar a vida das nossas crianças e adolescentes de forma permanente. As nossas alunas vão adquirir conhecimentos que ninguém vai tirar delas. Isso representa também o que a escola representa para os alunos: dar oportunidades. Oportunidades de crescimento, conhecimento, conquista e de aprender a aprender”, afirma o diretor do Colégio Camillo de Mattos, Luís Antônio Tofolo Junior.