Alunos do Colégio Camillo de Mattos concluem imersão no projeto “Era uma vez Brasil”

Doze estudantes dos 8ºs anos do Colégio Camillo de Mattos participaram, entre os dias 12 e 18 de julho, do Campus Era uma vez Brasil, etapa de imersão do projeto nacional que propõe a releitura da história brasileira a partir das contribuições indígenas e afro-brasileiras.
A participação foi conquistada após a produção de histórias em quadrinhos criadas na primeira fase do projeto, com o tema “Quem conta a nossa história? A participação indígena e afro-brasileira na formação do Brasil”. As atividades foram realizadas sob a orientação do professor Felipe Küil e tiveram como foco o estímulo à reflexão crítica sobre a construção da memória nacional.
Durante os sete dias de programação, os estudantes participaram de oficinas, rodas de conversa e vivências culturais com jovens de diferentes regiões do país. A proposta do Campus foi aprofundar o conhecimento sobre a diversidade da formação brasileira e incentivar a criação de conteúdos autorais que dialoguem com território, identidade e história.
Os participantes agora aguardam o resultado da seleção para a terceira etapa do projeto, que contempla uma viagem educativa a Portugal, com foco na investigação das conexões históricas entre Brasil e Europa.
A participação no “Era uma vez Brasil” integra as ações do Colégio Camillo de Mattos voltadas ao protagonismo estudantil e à formação cidadã, em consonância com a missão educativa da Fundação Educandário.