Alunos do 5º ano produzem jornal para noticiar atividades da escola
Nesta terça-feira, 03, o Colégio Camillo de Mattos realizou a entrega do “Jornal do Colégio Camillo de Mattos” produzido pelos alunos do 5º ano. Durante a cerimônia de entrega, a Diretora da escola, Vera Lavanhini, parabenizou os alunos pelo empenho e resultado do trabalho publicado, além de elogiar a iniciativa da professora de língua portuguesa, Marina Guilardi.
O jornal trouxe reportagens sobre as atividades da escola, crônicas e ilustrações, todas elaboradas pelos alunos sob a orientação da professora Marina. A atividade incentivou o desenvolvimento das habilidades de escrita e pesquisa, além de oferecer uma plataforma para que os estudantes expressassem suas perspectivas e interesses.
Após a publicação do material, a aluna Yasmin Prata explicou como foi o processo de produção do jornal: “Nós lemos o livro como aprender a escrever, que a primeira sequência era lendo jornais”, disse. “Escrevemos bastante e lemos muitos jornais. Depois disso, fomos para a sequência prática que foi fazer outro texto com mais recursos”, finalizou.
Já o colega, Pedro Henrique, acrescentou: “Nós selecionamos [os textos] a cada jornal que fizemos. Fomos pensando naquilo que queríamos fazer naquele momento e a professora Marina foi contribuindo com a gente. A cada sequência didática fizemos um jornal melhor e conseguimos chegar nesse resultado”.
Para Pedro, a experiência foi interessante: “publicar para toda a escola ver aquilo que nós mesmo fizemos com as próprias mãos, que conseguimos arrecadar com nossos olhos e escrever, e deixar nossos corações naquilo que a gente fez”, enfatizou.
O projeto foi realizado ao longo do primeiro semestre. Assim, os alunos conseguiram adquirir conhecimentos essenciais antes de iniciar a construção dos conteúdos. Como o trabalho foi realizado de forma manual para, só na etapa final, ser diagramado, os alunos se surpreenderam com o resultado. “Às vezes eu falava: ‘escreve no papel e vai me entregando’. Então eles não tinham muita noção de como ia ficar”, afirmou a professora.
Projetos como este reforçam o valor da educação prática e da expressão criativa na escola. Dessa forma, o Colégio Camillo de Mattos promove iniciativas que estimulam o pensamento crítico e a habilidade de comunicação entre os alunos, preparando-os para desafios futuros com criatividade e confiança.