Aluna do Colégio Camillo de Mattos ganha título de Destaque Nacional em Olimpíada

“A Yara deu uma volta por cima. Foi lindo de ver”, disse a professora Luiza Correia sobre a aluna do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Camillo de Mattos. Em 2024, Yara Angelina teve mais de 60 ausências escolares devido a problemas de saúde. Mesmo assim, ela conseguiu acompanhar o ritmo da turma e se destacou na Olimpíada de Português Bê-à-Bá. A aluna conquistou a medalha de ouro e o título de Destaque Nacional.
Feita para estudantes do Anos Iniciais, a segunda fase da competição contou com a participação de 26 mil alunos, sendo que Yara ficou entre os 1% que alcançaram as melhores notas no ranking nacional. “Ela gabaritou as duas fases da olimpíada. Como professora, a gente fica muito orgulhosa”, afirmou Luiza. “Foi muito emocionante”, relembra Yara do momento em que recebeu a notícia.
Para acompanhar a turma durante os afastamentos médicos, a presença da família no Colégio foi essencial. A cada atividade aplicada pela professora, a mãe de Yara levava o conteúdo para ser feito em casa. “Eu tinha horas para estudar, mas sentia falta da escola”, disse. Para Luiza, é emocionante ver a dedicação de Yara. “Durante os simulados, ela ficava entre os destaques da turma. Acredito que esse preparativo ajudou”.
Além de Yara, outros 46 alunos do Colégio também foram premiados: oito medalhas de ouro, 16 de prata e 22 de bronze. “Eu nunca tinha ganhado a medalha de ouro, fiquei bem alegre”, disse a aluna do 3º ano Valentine de Oliveira. Segundo a equipe pedagógica, esse resultado reflete o trabalho contínuo ao longo de 2024, com estratégias voltadas para o desenvolvimento das habilidades de leitura e interpretação de texto.