Aluna do Colégio Camillo de Mattos conquista 2º lugar em concurso literário

Nesta 24ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, a estudante Samyra Beatriz Alves Oliveira, do Colégio Camillo de Mattos – unidade educacional administrada pela Fundação Educandário – conquistou o 2º lugar na modalidade Poema do Concurso Literário Professora Zoraide Rocha de Freitas.
Samyra participou na categoria destinada a jovens de 11 a 13 anos, apresentando um poema inspirado no livro “O menino que andava sobre hipopótamos”, do escritor André Luís de Oliveira. Para a estudante, receber o reconhecimento “foi uma surpresa!”. Ela afirma: “estou feliz. Desejo que as pessoas sejam mais centradas na literatura, ela tem um papel importante”.
Além disso, Samyra compartilha o processo de criação do poema. “Eu gosto de escrever, sempre fui muito interessada em Língua Portuguesa, mas a professora Made me incentivou a ir além do que eu gostava. Me coloquei no lugar do personagem para escrever o poema. Somos pessoas totalmente diferentes e precisamos celebrar”.
A conquista também simboliza o empenho coletivo dos educadores do Colégio Camillo de Mattos, que incentivam os alunos a descobrirem na leitura e na escrita ferramentas de expressão, criatividade e autoconhecimento, em especial a professora de Língua Portuguesa Madelaine Pires que orientou a aluna durante o projeto.
Confira o poema da aluna na íntegra:
O Paradoxo dos Mundos
Em Utopim, a fantasia tece o etéreo,
Um mundo de sorrisos, um sonho sincero.
Em Ao Pé da Letra, a seriedade se ergue em véu,
Onde o mistério em sombras se revela cruel!
De um lado, a alegria em festejos se desdobra,
Do outro, o silêncio em tédio a alma corrobora.
Utopim, reino de quimeras, imaginário e repleto de emoção!
Ao Pé da Letra, onde a razão impõe restrição.
O que importa a virtude, se em dualidade se depara?
Um reino de sonhos, outro que em sombras se encontra?
Mas Ícaro, com um jeito inventivo nos mostrou,
Que tanto o sol, em seu fulgor dourado, quanto a chuva, em pranto prateado,
podem, em uníssono, brilhar, e nas costas de hipopótamos se aventurar!
A jornada é livre, é só querer embarcar!
SAMY