3º Hackathon TecJovem desafia alunos a criarem soluções tecnológicas para a sociedade
Na última sexta-feira, 6, os alunos do curso de programação TecJovem apresentaram os resultados do 3º Hackathon TecJovem, uma maratona de programação que desafiou os participantes a propor soluções criativas para problemas reais.
Nesta edição, os temas abordados foram: conscientização sobre segurança digital, mobilidade planejada para um futuro eficiente e inovação para cidades sustentáveis.
As equipes tiveram quatro dias para desenvolver suas soluções, contando com o suporte do instrutor técnico Pedro Lucas e da professora de comunicação Bianca Macedo. O objetivo era criar propostas digitais acessíveis que tivessem impacto positivo na sociedade.
Ao todo, três equipes participaram, cada uma responsável por um dos temas. Os projetos foram apresentados a especialistas de tecnologia de empresas e centros universitários de Ribeirão Preto, que avaliaram as propostas com base em: impacto social; originalidade; qualidade da solução; viabilidade de implementação e adequação ao desafio.
Projetos apresentados
O projeto EcoUrbano, desenvolvido pela equipe formada por Manuella Leite, Diogo Silva e Ana Beatriz, foi o vencedor do 3º Hackathon TecJovem. A plataforma utiliza gamificação para engajar a comunidade na reciclagem, recompensando usuários e promovendo parcerias com empresas para aumentar a adesão e o impacto.
Os outros projetos foram o Clique Seguro – criado pela Ádila de Paula, Davi da Silva e Iago de Paula –, plataforma voltada a ajudar pessoas que foram vítimas de golpes digitais e o aplicativo Mobilize – feito pelo Daniel dos Santos, Gustavo Alves e Ana Júlia, que permite aos cidadãos comunicar problemas de mobilidade diretamente aos órgãos públicos.