Blog

Trajetória de Rodrigo Mendes inspira aprendizado, resiliência e transformação na Fundação Educandário

26/08/2025

A Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira recebeu o educador e fundador do Instituto Rodrigo Mendes, Rodrigo Hübner Mendes, em duas unidades: o Colégio Camillo de Mattos e a Biblioteca Sinhá Junqueira (BSJ).

No Colégio, os alunos do 6º e 7º ano já estudavam a trajetória de Rodrigo Mendes como parte das atividades pedagógicas voltadas ao gênero textual biografia. A presença do educador, portanto, foi um complemento especial a esse processo de aprendizagem. 

Durante a conversa, Rodrigo lembrou a infância marcada pelo futebol e pelo amor ao Corinthians, falou dos desafios enfrentados após o episódio em que ficou tetraplégico e compartilhou o propósito que o levou a fundar o Instituto Rodrigo Mendes, referência em inclusão e educação de pessoas com deficiência.

Ao ser questionado sobre o episódio do assalto, Rodrigo respondeu com sinceridade: “Eu tive muitas sensações, mas a primeira foi susto […], na sequência medo […] e, pulando mais para frente, foi perceber que não estava sozinho. Sentia que tinha um exército de pessoas ao meu redor”. 

Para Lucas Gabriel de Oliveira, conhecer Rodrigo foi inspirador. “Eu gosto muito de uma frase do filósofo Friedrich Nietzsche: quanto mais você olha para um abismo, mais ele te encara de volta. O Rodrigo é um übermacht, em alemão über é acima, macht é força. Ele conseguiu superar todos os desafios e, por isso, gostei de conhecer ele e a história dele”. 

Já na Biblioteca Sinhá Junqueira (BSJ), Rodrigo Mendes realizou o lançamento do livro “O Potencial da Mudança”, em evento aberto ao público, como parte da programação da Feira Internacional do Livro (FIL). O encontro reuniu leitores e interessados no tema, criando um espaço de diálogo sobre resiliência, educação inclusiva e transformação social.

“Esse livro convida o leitor a refletir sobre as mudanças que marcam nossas trajetórias, sejam planejadas ou não. A ideia de que a única certeza é a mudança pode não ser original, mas continua atual. Ela instiga novas reflexões e abre espaço para conversas interessantes”, afirma o educador no lançamento da obra.

Fundação Educandário "Cel. Quito Junqueira"

A Fundação Educandário "Cel. Quito Junqueira" foi criada em 13 de maio de 1938 com o intuito de oferecer uma estrutura de apoio a crianças e adolescentes.

Localização

Avenida Cavalheiro Paschoal Innecchi, 500
Ribeirão Preto - SP
(16) 3627-1800
educandario@educandariorp.com.br
Feito com por MO4 web