Dia Mundial do Livro: o livro como potência de transformação

O livro tem o poder de transformar vidas: amplia repertórios, desperta sentimentos ou promove a conexão com histórias, criando a capacidade de empatia. Neste Dia Mundial do Livro, a Fundação Educandário reforça o compromisso em oferecer oportunidades significativas por meio da literatura.
Na Biblioteca Sinhá Junqueira (BSJ), por exemplo, o livro é o ponto de partida para vivências que vai muito além da leitura solitária. São várias formas de transformar essa experiência em algo coletivo: clubes de leitura, rodas de conversa, oficinas criativas e até competições de RPG – jogo estratégico baseado na criação de narrativas.
E o impacto é visível: só em 2024, a Biblioteca recebeu mais de 180 mil visitas e emprestou mais de 18 mil livros, o equivalente a um exemplar para cada dez visitantes. Ezequiel Oliveira Romano, 19 anos, é um desses leitores e conta como encontrou nos livros um caminho para refletir sobre o mundo e a si mesmo. “Quando se lê, você expande a sua consciência e acaba tendo senso crítico.”
Acreditando nesse potencial de transformação por meio da leitura, a Fundação Educandário, com intermediação da BSJ, está apoiando o desenvolvimento de uma Biblioteca dentro da comunidade Mário Covas, em Ribeirão Preto, para ampliar o acesso dos moradores à leitura e às atividades culturais.
Assim, o desejo para o futuro é que mais histórias sejam contadas, compartilhadas e vividas. Que novas bibliotecas floresçam onde forem necessárias. E que a leitura continue sendo um direito e uma porta aberta para a transformação.