Formação Continuada Presencial 2025 tem início com foco em valorização e fortalecimento do ensino público

Nesta quarta-feira, 16 de abril, a Fundação Educandário deu início à Formação Continuada Presencial de 2025, reunindo educadores da rede pública de ensino. O encontro marca o começo de uma série de formações voltadas a professores de Língua Portuguesa, Matemática, alfabetizadores e ao trio gestor – diretor, coordenador e, pela primeira vez, o vice-diretor.
O pontapé inicial foi dado com as professoras de Língua Portuguesa do 5º ano do Ensino Fundamental, totalizando 40 educadoras presentes. Ao longo do ano, serão oferecidas 64 horas de conteúdos formativos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Currículo Paulista. O foco principal é a preparação para o SAEB 2025 (Sistema de Avaliação da Educação Básica).
Neste primeiro encontro, os estudos se concentraram nos gêneros literários “fábula” e “poesia”, explorando possibilidades de leitura, escrita e interpretação a partir da realidade dos alunos. A metodologia inclui momentos teóricos, reflexões coletivas, oficinas práticas e sistematização das aprendizagens em grupo.
“Oferecer e apoiar a formação continuada dos professores da rede pública é essencial para a melhoria da qualidade da educação e o desenvolvimento social”, destaca Michelle Andrea Marcos, agente pedagógica da Fundação Educandário. “Professores atualizados conhecem as metodologias mais eficientes, tendências educacionais e inovações pedagógicas. A formação ajuda a aplicar práticas que engajam os alunos e tornam o aprendizado mais significativo.”
A iniciativa faz parte do Programa de Apoio à Educação Pública, realizado pela Fundação Educandário em parceria com a Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto. O programa parte do princípio de que, por trás de cada avanço na educação, existe um professor comprometido, em constante movimento de formação, reinvenção e transformação.