Blog

Qual a importância do papel da escola na vida dos alunos?

18/07/2024

A escola é um espaço de transformação de crianças e adolescentes, aspecto que não se restringe apenas aos conhecimentos acadêmicos, mas ultrapassa todos os elementos do desenvolvimento humano durante cada prática pedagógica. Assim, elaborar um plano educacional relevante na construção de indivíduos mais atuantes na sociedade de forma crítica e consciente é essencial desde o início da vida escolar. 

No Colégio Camillo de Mattos, as aulas do Projeto de Vida visam desenvolver essas habilidades nos alunos. Com foco em aprimorar as habilidades e aptidões de cada estudante, as aulas incentivam ações transformadoras na vida deles e da comunidade escolar. Neste ano, os adolescentes refletiram o seguinte questionamento: “Quais são as coisas em comum que compartilhamos na comunidade escolar?”.

A partir desta reflexão, os alunos do 8º ano analisaram quais são os problemas da comunidade em que está inserido e como poderia solucionar essas questões. Com o auxílio da professora Luiza Antunes, deu-se início às ações do “Transformando a minha escola”, pensadas e criadas pelos próprios estudantes. 

Todo o processo foi desencadeado por meio de três pilares: Escuta Ativa, Cooperação e Iniciativa social.

O que foi trabalhado em cada ponto?

1- Escuta Ativa: escutar e aprender a partir de diferentes pontos de vista; 

2- Cooperação: compartilhar as habilidades e ideias para alcançar um objetivo em comum;

3- Iniciativa social: buscar soluções para problemas sociais. 

A partir desses princípios, os estudantes desenvolveram planejamentos estratégicos com várias ideias para promover mudanças positivas na escola. Entre as ações propostas, destacou-se o “Roupa Nova”. “Com os projetos prontos, a gente precisava começar a pôr em prática. Foi quando surgiu a ideia da votação”, explicou a professora.

 

Projeto Roupa Nova

O projeto nasceu com o intuito de promover o acesso a novas roupas, acessórios e livros aos alunos sem condições de comprar as peças. Após a definição da ação, os alunos divulgaram o bazar às outras turmas para incentivar a doação. Além disso, as aulas de empreendedorismo, com a professora Vitória, também passaram a auxiliar o desenvolvimento do projeto. 

A proposta dos alunos foi circular peças que estavam sem uso pelos colegas para serem usadas por outros. Assim, aqueles estudantes que aderiram à causa receberam uma “moeda” com o valor de acordo com o item doado para a compra durante o bazar. Foram dois dias para as “vendas”, sendo que após o primeiro, eles analisaram os pontos positivos e a melhorar.

De acordo com a professora Luiza, essa iniciativa auxilia na imaginação criativa dos estudantes, os tornam independentes, além de deixá-los mais conscientes sobre as necessidades da comunidade. “Eles viram que o projeto dá a possibilidade das pessoas pegarem blusas, livros, teve alunos que pegaram kits de acessórios para presentear outros porque não tinham dinheiro para comprar. Então ajuda nesse olhar para o outro”, afirmou a professora Luiza. 

Fundação Educandário "Cel. Quito Junqueira"

A Fundação Educandário "Cel. Quito Junqueira" foi criada em 13 de maio de 1938 com o intuito de oferecer uma estrutura de apoio a crianças e adolescentes.

Localização

Avenida Cavalheiro Paschoal Innecchi, 500
Ribeirão Preto - SP
(16) 3627-1800
educandario@educandariorp.com.br
Feito com por MO4 web