Escola de Educação Infantil Dr. Fábio Musa

Fundada em fevereiro de 2020, a escola Dr. Fábio Musa tem a gestão e coordenação pedagógica em responsabilidade da Fundação Educandário Coronel Quito Junqueira que participou do edital público em 2019 promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Ribeirão Preto. Com estrutura de CEI (Centro de Educação Infantil) e EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil), atende 736 alunos de 0 a 5 anos em período integral.

Com coordenação geral realizada por Luciana Paschoalin e coordenação pedagógica por Maria Fernanda Vanin Freitas, a escola possui 58 professores habilitados e 14 assistentes de sala.

Os espaços pedagógicos possuem além de conforto e ampla visualização das crianças para os educadores, brinquedos que favorecem a interação entre criança e educador e contribuindo para a aprendizagem contínua dos alunos desenvolvendo habilidades necessárias para cada faixa etária. Além das atividades regulares, os alunos têm contato com conteúdo e atividades complementares que contribuem para seu desenvolvimento motor e social, e os familiares atividades que estimulam o envolvimento e conexão com a escola e educação do filho. São elas:

1 – English is Fun (Inglês é divertido)

A partir dos 11 meses de idade, as crianças aprendem de forma lúdica, musical e divertida sobre a língua inglesa com atividades que estimulam a linguagem com interação, brincadeiras, exploração, indagação e comunicação. A abordagem é semelhante a que se dá com a língua materna, tornando a absorção do conteúdo algo espontâneo.

2 – Projeto Arte-Educa “Casa de Passarinho”

A partir dos 4 meses de idade, as crianças promovem o desenvolvimento de habilidades sociais, cognitivas, emocionais e motoras incentivando a curiosidade, encantamento, fantasia e sua conexão ao mundo físico, social, a natureza e o meio ambiente com utilização de histórias, músicas, roda de conversa, teatro, brincadeiras, e outras propostas que passem por todos os espaços físicos da escola.

3 – Projeto EDUCAVERDE

O programa de sustentabilidade da Fundação Educandário foi estendido para a Fábio Musa. O programa prevê a arborização de toda escola, implantação de hortas verticais, separação seletiva do lixo e minhocário disponível para toda comunidade escolar, visando a melhoria na qualidade de vida das crianças, funcionários e professores.

4- Programa EDUCAJOVEM

A proposta do projeto é implementar oficinas socioeducativas para os familiares dos alunos da Escola Fábio Musa, ampliando e abrangendo o território escolar ao fortalecer vínculos e valorizando talentos pessoais e coletivos, aquisição de conhecimento, resgate da autoestima e sustentabilidade.

 Inscrição e matrícula

A escola obedece rigorosamente o Cadastro Geral Unificado da Secretaria Municipal da Educação do ano letivo em exercício.

As inscrições são anuais podendo ser feita a qualquer tempo e em qualquer unidade escolar de Educação Infantil da Rede Municipal, levando certidão de nascimento e comprovante de residência. Elas devem ser renovadas anualmente, preferencialmente entre os meses de agosto e setembro.  

A vaga só será disponibilizada se a criança residir em até 3 km de distância da escola. O nome vai para uma lista de espera e liberando vagas será feito o chamamento, efetivada a matrícula e a criança inicia imediatamente. 

A escola segue rigorosamente o memorial de atendimento/capacidade da instituição de educação Infantil, estabelecido em conformidade com a Deliberação CME nº 1/2001 e Resolução SME nº 8/2001 para composição da formação de turmas, número de alunos por turma e proporção aluno/professor.

Horário de Funcionamento e contatos: 

Funcionamento da secretaria das 7 às 17h30.

O horário de atendimento pedagógico aos alunos é das 7h às 17h

E-mail: eifmusa@educandariorp.com.br

Telefone: (16) 992711452

Facebook: Escola de Educação Infantil Dr. Fábio Musa