Fundação Educandário "Cel. Quito Junqueira"
Avenida Cavalheiro Paschoal Innecchi, 500
Ribeirão Preto - SP
Telefone: (16) 3627-1800
Destaque secundário

Centro de Memória - Fundação Educandário

16/12/2016

A Fundação Educandário “Cel. Quito Junqueira” inaugurou no dia 15 de dezembro de 2016, o Centro de Memória que está instalado na Biblioteca “Dr. Waldemar Barnsley Pessoa”. O espaço conta com arquivos históricos do acervo de uma das mais antigas, importantes e maiores Fundações da cidade. Nos documentos constam grande parte da história de Ribeirão Preto.

No local estão preservadas fotografias tiradas desde a inauguração da Fundação em 1938, objetos guardados desde o período do internato, matérias de jornais e revistas, folders institucionais, contratos e atas de reuniões. Além disso, possui memoriais dedicados aos fundadores do Educandário, Francisco Maximiano Junqueira, o Coronel Quito, e Theolina Zemilla de Andrade Junqueira, Dona Sinhá.

Documentos históricos nortearam o desenvolvimento da Linha do Tempo que está exposta no Centro de Memória. Há registros como a Planta Original da Fazenda “Morro da Vitória” onde está localizada a Fundação e o Desenho Arquitetônico do Pórtico da Fazenda, local onde hoje encontra-se o Cemitério da Saudade.

A intenção é que o Centro de Memória contribua nas pesquisas realizadas pelos programas atendidos pela Fundação Educandário – Colégio Camillo de Mattos e Projeto EducaJovem – e ainda ofereça recursos para subsidiar o trabalho dos professores e ampliar o repertório cultural dos alunos. Futuramente, o espaço estará disponível para acesso à pesquisadores e estudantes.

Para inaugurar o Centro de Memória a Fundação recebeu na manhã do dia 15, Diretores, Conselheiros, Consultores, Parceiros, alunos e funcionários. Foi um momento emocionante e marcante que ficará na história da instituição. Na abertura, a Diretora Educacional do Colégio Camillo de Mattos, Ana Cleide Souza, e o Diretor Administrativo, Wagner Chiodi, enalteceram a alegria em realizar mais essa conquista.

“Buscamos fotografias, documentos, notícias e tantos materiais importantes que ficarão arquivados para contar a história dos 78 anos da Fundação. O espaço e o projeto que eram um sonho se tornam hoje realidade e ficam abertos para pesquisa e para contar a história de Ribeirão Preto que se mistura com a da instituição”, comenta Ana Cleide.

Wagner complementa a fala da Diretora e afirma que às 15 horas do dia 13 de maio de 1938 acontecia a 1ª reunião para instalação do Educandário e hoje com a inauguração do Centro de Memória o desejo e a vontade do Coronel Quito e da Dona Sinhá em construir um local que oferecesse atividades para os jovens continua crescendo cada vez mais.

Conheça o Centro de Memória: javascript:nicTemp();

Autor: Assessoria de Imprensa da Fundação Educandário

Voltar