Fundação Educandário "Cel. Quito Junqueira"
Avenida Cavalheiro Paschoal Innecchi, 500
Ribeirão Preto - SP
Telefone: (16) 3627-1800
Destaque secundário

Jovens discutem direitos e metas do Planeta na Feira do Livro

Curso de Jornalismo UNAERP

11/06/2019

O coreto da praça XV de Novembro recebeu, na tarde da segunda-feira (10), jovens do projeto social EducaJovem para debaterem os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) junto dos Direitos Humanos. O evento fez parte da agenda da décima nona edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, que se estende até o domingo (16).

Guiados por Gabriel Leví, advogado e membro das comissões do Negro e Assuntos Antidiscriminatórios e dos Direitos Humanos da OAB de Ribeirão Preto, os jovens percorreram os caminhos da história que levaram a criação dos Direitos Humanos, discutiram a estrutura social em que estão inseridos e conheceram aparelhos legais para fazerem a diferença. Para Leví, levar este tipo de informação às novas gerações é fundamental.

“Infelizmente o estado não produz este tipo de conhecimento, então temos que leva-lo aos jovens de maneira privada. Pra eles é importante conhecer (os direitos) para saberem como melhorar a situação dos direitos humanos. Lei é letra morta, o que faz a lei ser efetiva é a população, então só empoderando-se das leis que a gente vai conseguir dar efetividade”.

A diretora do projeto EducaJovem, Luciana Paschoalin, conta que, durante as aulas, os alunos já têm contato com o assunto, mas que leva-los para debater com outras pessoas, em outros ambientes, os ajuda na formação como cidadão.

“Só é possível agir e lutar pelos nossos direitos se a gente os conhecer. Discuti-los faz com que todos eles tenham uma visão mais crítica da sociedade, ajudando-os  a desenvolver o raciocínio e uma formação mais ampla pra refletir sobre situações que ocorrem no país. Estar num espaço diferente, que inspira discussões e respira literatura faz com que o tema se torne frequente na vida deles.”

O Projeto

O projeto EducaJovem é oferecido gratuitamente para adolescentes de 11 a 17 anos, matriculados em escolas públicas, tendo como objetivo proporcionar o aumento do repertório sociocultural de adolescentes com atividades que estimulem a autonomia, a iniciativa, a comunicação e a sociabilidade, visando o pleno desenvolvimento pessoal e social. 

Autor: Curso de Jornalismo UNAERP

Fonte: http://www.jornalismounaerp.com.br/2019/06/11/jovens-discutem-direitos-e-metas-do-planeta-na-feira-do-livro/

Voltar