Fundação Educandário "Cel. Quito Junqueira"
Avenida Cavalheiro Paschoal Innecchi, 500
Ribeirão Preto - SP
Telefone: (16) 3627-1800
Destaque secundário

Oficina ensina a plantar próprio alimento

Curso de Jornalismo UNAERP

17/06/2019

Neste domingo (16), na 19º edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, foi realizada no coreto da Praça XV a oficina Quintais Produtivos, com o objetivo de ensinar as pessoas a produzir o seu próprio alimento, Edivar Lavratti, responsável pela educação ambiental do Educandário, conduziu a oficina explicando aos participantes o funcionamento do processo de compostagem.

Edivar conta que há mais de 15 anos consome apenas alimento orgânicos, produzindo em sua casa o próprio alimento e o adubo. Ele optou por essa alimentação por uma questão de saúde, pois assim deixa de consumir agrotóxicos, e conta também sobre as vantagens econômicas que obtém evitando ir ao supermercado comprar alimentos.

Ele explica também que incentivar as pessoas a produzirem o próprio alimento é uma maneira de desestimular a agricultura moderna e destaca que a produção do próprio alimento se relaciona com a temática da Feira do Livro, os  ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), já que fala sobre como a agricultura sustentável ajuda a combater a fome no mundo.

A dona de casa Luciene Almeida participou da oficina e contou que já faz seis anos que produz seu próprio alimento –ela tem uma produção que vai desde verduras como alface, brócolis e agrião, até frutas como laranja, limão e banana.

Ela conta que precisou optar por essa alimentação, pois seu filho tem alergia alimentar que acaba sendo desencadeada com o consumo de agrotóxicos, e vê várias vantagens nessa alimentação, pois ela pode colher o alimento no tempo certo, evita ir ao mercado e acaba economizando por conta do preço dos alimentos no mercado.

Autor: Curso de Jornalismo UNAERP

Fonte: http://www.jornalismounaerp.com.br/2019/06/17/oficina-ensina-ribeirao-pretanos-a-plantar-proprio-alimento/

Voltar