Fundação Educandário "Cel. Quito Junqueira"
Avenida Cavalheiro Paschoal Innecchi, 500
Ribeirão Preto - SP
Telefone: (16) 3627-1800
Destaque secundário

Educador ensina a cultivar hortas em qualquer lugar

Curso de Jornalismo UNAERP

15/06/2019

É possível concentrar saúde em um espaço menor do que 50 centímetros quadrados? Segundo o educador Edivar Lavratti, responsável pelo ousado projeto EducaVerde, do Educandário Quito Junqueira, sim. Basta prestar atenção e considerar com seriedade suas propostas que se esparramam por todo o território dessa grande escola, em um dos pontos mais tradicionais de Ribeirão Preto.

Em sua oficina na 19ª edição da Feira do Livro, Lavratti não economizou em entusiasmo.

Ele aproveita o pouco tempo que tem para divulgar seus planos. O principal deles é falar da prática sustentável, criando pequenas hortas em minúsculos espaços domésticos. Restos de garrafas pets, adubo e alguns grãos reprodutivos lhe são o suficiente. A partir daí, você terá um quintal produtivo capaz de fornecer alface, berinjela, beterraba, brócolis, cebolinha, cenoura, couve, salsa, tomate cereja entre outros.

Basta seguir a fórmula indicada. A primeira, óbvio, é o plantio. Usando o fundo de uma garrafa pet, colocando o adubo orgânico misturado com terra e, em todas as manhãs, leva-la a exposição do sol. O processo é variável. Dependendo da fertilidade do solo, o resultado pode surgir entre vinte e trinta dias. Talvez seja esse o ponto menos importante.

O que importa, mesmo, é a qualidade final do produto. A alimentação orgânica é muito mais saudável para quem consome, e não agride o meio ambiente e nem se utiliza de produtos químicos.

Lavratti destaca que o modelo utilizado por ele é largamente adotado em países mais avançados, onde a prática sustentável já vem sendo praticada há tempos. Mais do que isso, o aproveitamento da alimentação orgânica também pode entrar na balança econômico/financeira da família.

O Educandário Quito Junqueira fica na avenida Cavalheiro Paschoal Innecchi, 500, no Jardim Independência. As visitas podem ser agendadas pelo telefone (16) 3627 1800.

Autor: Curso de Jornalismo UNAERP

Fonte: http://www.jornalismounaerp.com.br/2019/06/10/sem-espaco-educador-ensina-a-cultivar-hortas-em-qualquer-lugar/

Voltar