Fundação Educandário "Cel. Quito Junqueira"
Avenida Cavalheiro Paschoal Innecchi, 500
Ribeirão Preto - SP
Telefone: (16) 3627-1800
Destaque secundário

Feira do Livro discute papel do homem no feminismo

Curso de Jornalismo UNAERP

14/06/2019

“Homem tem lugar no feminismo?” Essa foi uma das discussões geradas pela roda de conversa ODS Igualdade de Gênero, promovida na quinta-feira (13) pela 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto em parceria com o EducaJovem.

Arthur Fachini, formado em Relações Internacionais, abriu a conversa e explicou o que é gênero e a sua construção social. A roda foi dinâmica, levando as crianças ali a compartilharem as experiências que passaram sob o regime patriarcal social.

Indicando Bell Hooks, autora feminista e negra, Fachini adicionou à discussão o feminismo negro e o quão necessário é olhar para todas as mulheres e não apenas para as que estão em evidência pelo seu privilégio branco.

Arthur comentou também sobre o HeforShe, projeto social da ONU, no qual a discussão sobre a igualdade de gênero é levado a todos. Citando Hooks novamente, ele apresentou o argumento em que todos nós precisamos lutar contra algo para que o objetivo seja atingido. Ele lembra que o machismo é prejudicial a todos na sociedade, onde padrões do masculino e do feminino são definidos, chegando a ser padrões inalcançáveis.

Para fechar a roda, todos comentaram medidas para que o machismo seja combatido, desde quebrar a corrente da “piada” até interferir em casos de assédio e abuso.

Autor: Curso de Jornalismo UNAERP

Fonte: http://www.jornalismounaerp.com.br/2019/06/14/feira-do-livro-discute-papel-do-homem-no-feminismo/

Voltar