Fundação Educandário "Cel. Quito Junqueira"
Avenida Cavalheiro Paschoal Innecchi, 500
Ribeirão Preto - SP
Telefone: (16) 3627-1800
Destaque secundário

Site Prefeitura Ribeirão Preto

Finalizado projeto piloto de Educação Ambiental SEMEARP

14/12/2018

Finalizado projeto piloto de Educação Ambiental SEMEARP 

Dinâmica com plantio de mudas em nascente no Jardim Botânico encerrou a ação 

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio da Divisão de Planejamento e Educação Ambiental e Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira, promoveu a última fase do projeto piloto de educação ambiental SEMEARP.

Ao todo, 20 alunos participaram da dinâmica na nascente modelo do município, localizada no Jardim Botânico, plantando mudas nativas com o objetivo de recuperar e enriquecer a área de preservação permanente (APP) da nascente.
 
Os alunos aprenderam a importância das áreas de proteção permanente, os diferentes serviços ambientais das árvores e a importância da serapilheira.

A dinâmica da centopeia, na qual as crianças andam de olhos fechados em fila indiana, guiados por um educador ambiental, proporciona uma experiência com outros sentidos além da visão. Os participantes ouvem os pássaros, o barulho da água, sentem o calor do sol direto e o frescor da sombra, tateiam diferentes texturas de cascas de árvores e folhas.
 
Também foram plantadas 10 mudas nativas de espécies presentes na bacia, finalizando o projeto SEMEARP. Os alunos identificaram e mediram as árvores da Fundação Educandário, fizeram exsicatas – amostra de planta prensada e em seguida seca numa estufa – coletaram sementes, produziram mudas e, por último, plantaram árvores na APP da nascente urbana.

O projeto
Após a conclusão do projeto piloto, haverá uma reunião com os estagiários, professores e técnicos participantes para avaliação e revisão para um projeto maior, uma vez que os objetivos foram atingidos quantitativa e qualitativamente dentro do cronograma.

Fonte: javascript:nicTemp();

Voltar