Fundação Educandário "Cel. Quito Junqueira"
Avenida Cavalheiro Paschoal Innecchi, 500
Ribeirão Preto - SP
Telefone: (16) 3627-1800
Destaque secundário

Site Prefeitura Ribeirão Preto

Na Semana da Árvore, alunos catalogam plantas no Educandário Quito Junqueira

21/09/2018

Na Semana da Árvore, alunos catalogam plantas no Educandário Quito Junqueira 

Atividade é proposta pelo SEMEARP, projeto de Educação Ambiental 

 
Nesta quinta-feira, 20 de setembro, junto a comemoração da Semana da Árvore, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio da Divisão de Planejamento e Educação Ambiental e a Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira, elaboraram em conjunto o Projeto Piloto de Educação Ambiental SEMEARP.

Ao todo, 28 alunos do programa Educa Jovem identificaram 91 espécies de árvores, aprenderam técnicas de medição em campo e produziram exsicatas – amostra de planta prensada e em seguida seca numa estufa, fixada em uma cartolina de tamanho padrão acompanhada de uma etiqueta ou rótulo contendo informações sobre o vegetal e o local de coleta, para fins de estudo botânico.
 
Uma proposta que alia desenvolvimento social e ambiental com a participação de jovens e ainda se enquadra nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS’s da Organização das Nações Unidas - ONU para 2030.

O projeto gira em torno de eixos temáticos principais que envolvem a identificação de espécies, coleta de sementes, troca de experiências e a aplicação prática por meio de oficinas de capacitação para a produção de mudas e seu posterior plantio. Por ser uma iniciativa espontânea da sociedade, o SEMEARP vai ao encontro do proposto na legislação quanto ao enfoque participativo necessário aos projetos de educação ambiental.
 
A equipe de trabalho foi formada pelo engenheiro florestal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a chefe e dois estagiários da Divisão de Planejamento e Educação Ambiental, os estagiários da área de botânica do Programa de Educação Ambiental do Parque Municipal do Morro de São Bento, e os professores do Educandário Cel. Quito Junqueira.


Fonte: javascript:nicTemp();

Voltar