Fundação Educandário "Cel. Quito Junqueira"
Avenida Cavalheiro Paschoal Innecchi, 500
Ribeirão Preto - SP
Telefone: (16) 3627-1800
Destaque secundário

Site Prefeitura Ribeirão Preto

Alunos catalogam e medem plantas no Educandário Quito Junqueira

28/09/2018

Alunos catalogam e medem plantas no Educandário Quito Junqueira 

Atividade é proposta pelo SEMEARP, projeto de Educação Ambiental 

 
Nos dias 26 e 27 de setembro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio da Divisão de Planejamento e Educação Ambiental e Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira, promoveu atividades do Projeto Piloto de Educação Ambiental SEMEARP.
 
Ao todo, 30 alunos do programa Educa Jovem identificaram 368 espécies de árvores, aprenderam técnicas de medição em campo e checaram as exsicatas produzidas na Semana da Árvore – amostra de planta prensada e seca numa estufa, fixada em uma cartolina com uma etiqueta com informações sobre o vegetal e o local de coleta, para fins de estudo botânico.
Os alunos fizeram medições de circunferência do tronco, da altura do peito e altura total da árvore. Também observaram as características que devem ser analisadas nas árvores e como coletar amostras para realização das exsicatas. A identificação das espécies das árvores é feita pelo engenheiro florestal da prefeitura.
 
A equipe de trabalho foi formada pelo engenheiro florestal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a chefe e três estagiários da Divisão de Planejamento e Educação Ambiental, os estagiários da área de botânica do Programa de Educação Ambiental do Parque Municipal do Morro de São Bento e os professores do Educandário Cel. Quito Junqueira.
A proposta alia desenvolvimento social e ambiental com a participação de jovens e ainda se enquadra nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS’s da Organização das Nações Unidas - ONU para 2030. 

Fonte: javascript:nicTemp();
 

Voltar