Fundação Educandário "Cel. Quito Junqueira"
Avenida Cavalheiro Paschoal Innecchi, 500
Ribeirão Preto - SP
Telefone: (16) 3627-1800
Destaque secundário

EducaVerde



O desafio de implantar um projeto de educação ambiental passa necessariamente pelo respeito ao tripé da sustentabilidade: socialmente justo, ambientalmente correto e economicamente viável. 

A educação ambiental pode ser uma ferramenta no processo de transformação dos valores sociais, habilidades, atitudes e competências, com um olhar para a conservação do meio ambiente, sempre colocando o ser humano no centro deste debate. 

As possibilidades de temas que a educação ambiental oferece nos levam a reflexões sobre nossas ações, individuais e coletivas, por isso essa é uma ferramenta que nos possibilita repensar práticas sociais. 

Partindo deste princípio nosso projeto permitiu o início de uma reflexão sobre as nossas ações, desde o espaço da Fundação Educandário, o espaço familiar até o de convívio social. 

Implantado em 2015, o EducaVerde busca a vivência de um pensar/agir sustentável incorporando em nossas práticas cotidianas ações que priorizem alguns processos essenciais da prática pedagógica, como: construir o diálogo, o respeito com o outro, as vivências ambientais, o espírito democrático e as parcerias. 

Diante dessas premissas e baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis - ODS/ONU traçamos metas de atuação:   

• Separação do Lixo: foram construídas estações de separação do lixo de acordo com a sua destinação. Os resíduos sólidos devidamente selecionados são enviados a empresas de reciclagem e os resíduos sólidos orgânicos são utilizados no próprio Educandário. 
• Compostagem e fabricação de Húmus: os resíduos orgânicos são transformados em adubos para a horta. Uma parte é destinada a produção de húmus através de um sistema de minhocários com uma metodologia própria. Outra parte é destinada a compostagem. 
• Horta orgânica (hortaliças e fitoterápicas): Num formato em mandala e com a  tecnologia PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável), a produção é destinada ao consumo para o preparo de lanches para os alunos. 
• Viveiro de Mudas: A partir de sementes coletadas de árvores de grande valor ecológico do próprio Educandário, cultivamos todos os anos milhares de mudas que são doadas a comunidade. 
• Armazenagem de água da chuva: Para a irrigação do jardim do EducaJovem é utilizado água de chuva armazenada num sistema com calhas implantas no telhado.  
• Implantação de hortas verticais: Foram implantadas hortas nos espaços externos do EducaJovem, Colégio Camillo de Mattos e escolas públicas parceiras utilizando paletes e garrafas PETs.
• Catalogação e identificação das árvores: Após pesquisa e estudo feito pelos jovens da Oficina de Educação Ambiental do EducaJovem algumas espécies de árvores foram identificadas e sinalizadas com placas confeccionadas com madeira reciclada.

O nosso compromisso em cuidar do planeta - a nossa casa comum – ultrapassa  os muros do Educandário e por isso queremos compartilhar um pouco da nossa experiência ambiental.

Conheça um panorama da diversidade florística do Educandário: javascript:nicTemp(); 

EducaVerde - Certificação 2017 - Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social: javascript:nicTemp();